Início Site Página 1719

Renato Cunha é um dos “Rostos da Região Empreendedora Europeia” de Famalicão

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

Quando em 2006, Renato Cunha ousou abrir as portas de um restaurante de alta cozinha na pacata freguesia da Portela, em Vila Nova de Famalicão, muitos vaticinaram uma vida curta ao Ferrugem. Dezoito anos depois, o projeto gastronómico do chefe Renato Cunha está cada vez mais ousado, “com uma visão crescida, adulta e madura e a sonhar com aquilo que será o futuro”: o Ferrugem 2.0.

O novo conceito do espaço famalicense, recentemente eleito pela Revista de Vinhos como “Restaurante do Ano”, prepara-se para reunir numa única identidade várias dinâmicas e projetos que têm como conceito base a circularidade.

À experiência gastronómica à mesa do restaurante, Renato Cunha acrescenta agora novas vivências à marca Ferrugem, entre elas um projeto de alojamento local e o convite para mergulhar na ruralidade e a cozinhar em fogo lento e ao ar livre através da iniciativa “Ir Com Sede ao Pote”.

“Muitas ideias” para concretizar a partir de Famalicão, naquela que Renato considera ser a sua zona de conforto, mas onde se desconforta todos os dias. “Sou um inconformado à procura de novas coisas. Sempre acreditei que era possível sonhar aqui e é em Famalicão que quero continuar a imprimir os meus projetos mais ambiciosos”, disse.

“Acredito que a técnica é universal, mas o produto é local. Recorro cada vez mais aos produtores locais onde procuro e encontro um produto autêntico e genuinamente bom”, explica.

O percurso do chefe famalicense e da marca que criou a partir de Vila Nova de Famalicão mereceram a atenção do presidente da autarquia famalicense que apontou Renato Cunha como um dos rostos de Famalicão Região Empreendedora Europeia. “O Ferrugem celebra este ano a maioridade, está na flor da idade e acaba de tirar a carta para novos voos. O Renato Cunha é um dos nomes maiores da cozinha contemporânea portuguesa e um rosto incontornável da força empreendedora de Vila Nova de Famalicão”, disse Mário Passos.

Esposende desafia munícipes a fechar a torneira por uma hora

0
DR
DR

O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão aderir à quarta edição da campanha “H2Off – Hora de fechar a torneira” da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais. Assim, no Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, desafiam a comunidade a fechar a torneira, entre as 22:00 e as 23:00, numa atitude simbólica de preservação deste bem essencial à vida.

A Esposende Ambiente e o Município defendem o uso consciente e eficiente da água, a aplicação de boas práticas e a mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, essencial à vida.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para promover a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos, de modo a potenciar a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e básico que é a água. Em Portugal, o consumo médio de água só no setor doméstico ronda os 124 litros de água por habitante/dia, valor superior aos 110 litros indicados pela ONU como aceitável.

Exposição de Fotografia “Ser Mulher É…” para ver no Theatro Gil Vicente

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

Está patente, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, a exposição “Ser Mulher É”. Esta mostra resulta de trabalhos fotográficos realizados por alunos e professores da ETG, aquando da comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Estiveram na abertura da exposição os vereadores Mariana Carvalho (Educação) e António Ribeiro (Ação Social) e o presidente da EMEC, Jorge Cruz, que deram os parabéns aos alunos e professores envolvidos nesta ação. 

A exposição pode ser vista até ao dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.

Agentes locais juntam-se para valorizar a economia da noite em Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

O grupo local de ação da rede URBACT “Cities After Dark” reuniu ontem, no Human Power Hub, em Braga, para delinear estratégias destinadas a promover e valorizar as atividades relacionadas com a vida noturna na cidade. Este encontro foi marcado pela identificação dos desafios enfrentados pelos agentes locais, incluindo questões relacionadas com o policiamento, horários de recolha de lixo ou a oferta de transporte público durante a noite.

Neste encontro foi expressa a intenção de “implementar uma nova forma de governança da xidade, estabelecendo uma colaboração eficaz entre o setor público e privado, visando um desenvolvimento mais integrado e sustentável”.

“Este encontro representa um passo significativo na cooperação entre os diversos agentes e o Município, de forma a desenvolver um trabalho conjunto para em criar uma vida noturna vibrante e segura, enriquecendo assim a experiência urbana para habitantes e visitantes”, refere a Câmara Municipal.

Sob o mote “Economia da Noite para um Crescimento Sustentável”, este projeto europeu, liderado por Braga, envolve dez cidades europeias. Além de Braga, fazem parte desta rede as cidades de Paris (França), Tallinn (Estónia), Varna (Bulgária), Génova (Itália), Málaga (Espanha), Nicósia (Chipre), Piraeus (Grécia), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro).

Ecopontos icendiados em Braga, Amares e Vila Verde

0
© Braval
© Braval

Cinco ecopontos foram incendiados durante o fim de semana nas freguesias de São Vicente, Navarra e Adaúfe, em Braga, Figueiredo, em Amares, e Prado, em Vila Verde. Alguns dos equipamentos ficaram totalmente destruídos.

De acordo com a Braval, empresa de valorização e tratamento dos resíduos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, a estes atos criminosos juntam-se outras ocorrências nas últimas semanas que provocaram “milhares de euros de prejuízo”.

“Numa fase em que a Braval está a reforçar a recolha seletiva com a colocação de 200 ecopontos de superfície e 150 ecopontos subterrâneos, estes atos são um duro golpe neste investimento que tem vindo a ser realizado”, refere a empresa.

A Braval afirmou que tem vindo a denunciar estes atos criminosos que “continuam a ocorrer, gorando o esforço de colocação de ecopontos e reforço da rede de recolha seletiva, ficando a população impedida de usar estes equipamentos”.

“É com profunda revolta, que assistimos a estes atos de vandalismo que destroem bens que são de toda a comunidade, atos que poderiam ter consequências mais desastrosas, caso alastrasse a outros bens”, acrescenta.

Por fim, a Braval apela “à coresponsabilização dos cidadãos, como exercício da sua cidadania. É necessário que, se alguém tiver a mínima certeza de quem são os autores destes crimes, que os denunciem às autoridades. Só assim conseguiremos travar este flagelo de destruição destes bens de todos nós”.

Esposende Ambiente vence Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação

0
© CM Esposende
© CM Esposende

A empresa municipal Esposende Ambiente venceu o Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação, pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com os seis municípios que a constituem (Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde).

O Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação é uma das atividades centrais do projeto Cávado + Igual, desenvolvido em parceira com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), como entidade científica, e o KUN- Centre for Equality and Diversity, como parceiro internacional, e insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants.

Esta distinção visa prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e entidades locais com práticas potenciadoras e subscritoras dos valores e princípios da igualdade e não discriminação, e que se encontrem alinhadas com os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2022-2027 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2030 – Portugal + Igual.

Nesta primeira edição, as entidades candidatas foram objeto da apreciação de um júri composto por um representante da CIG – Comissão Igualdade de Género, um da CIM Cávado e outro do Centro de Investigação de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Porto.

“Comprometida em respeitar os direitos humanos e todos os princípios constantes no código de ética da empresa, no estrito cumprimento dos requisitos da norma SA 8000 e princípios dos instrumentos que esta subscreve, a Esposende Ambiente empenha-se, diariamente, em alcançar este desiderato, que se encontra plasmado na sua Política de Sustentabilidade”, refere a Câmara Municipal.

“Para o efeito, assegura a implementação e certificação de um Sistema de Responsabilidade Social, através do cumprimento de um conjunto de requisitos de responsabilidade social, entre os quais o da não discriminação. Trata-se de um caminho que a empresa persegue desde 2013 e que tem revelado a sua consciência social. Neste enquadramento, viu reconhecidas as suas boas práticas ao nível da igualdade e conciliação, fruto da sua aposta na adoção de referenciais normativos de gestão, internacionalmente reconhecidos, nomeadamente na área da responsabilidade social”, acrescenta.

Capitão Enfermeiro Amadeu Silva esteve em Vieira do Minho a falar do golpe de 16 de março

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

No âmbito das comemorações dos 50 do 25 de Abril, a Casa da Cultura de Vieira do Minho recebeu a primeira conversa de abril.

O Capitão Enfermeiro Amadeu Silva, do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, realizou uma palestra sobre “a intentona do 16 de março, como alvorada de abril”.

Perante uma plateia “entusiasmada”, o palestrante explicou que na madrugada de 16 de março de 1974, uma coluna de cerca de duas centenas de soldados comandada pelo major Armando Ramos saiu do Regimento de Infantaria 5, nas Caldas da Rainha, e tomou a estrada a caminho de Lisboa. O seu objetivo era derrubar o governo de Marcelo Caetano, para o qual esperava o apoio de outras forças militares, nomeadamente de Lamego, Mafra e Vendas Novas.

Do programa constou, ainda, uma visita às exposições patentes na Casa da Cultura.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, do presidente da Comissão organizadora dos 50 anos do 25 de Abril, Tenente Coronel Pinto da Costa e, ainda do Tenente Coronel José Bernardino, vice presidente do núcleo de Braga da Liga dos Combatentes.

Amanhã, dia 21 de março pelas 14:30, acontece a segunda conversa de abril na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo. O tema do 16 de março será novamente abordado, mas desta vez pelo Coronel Rui Castro Guimarães.

Barcelos juntou 250 crianças para jogar Andebol

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

Realizou-se hoje a “FESTAND BARCELOS’24”, uma festa do andebol destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que frequentam as AEC’s – Atividades de Enriquecimento Curricular e participam no projeto ANDEBOLINO.

O evento, que se realizou na Praceta Francisco Sá Carneiro, resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos, a EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, E.M., e a Federação de Andebol de Portugal.

A vereadora da Educação, Mariana Carvalho, marcou simbolicamente presença como forma de incentivo à prática desportiva escolar.

A FESTAND 2024 visa promover novas experiências junto dos alunos da rede de escolas públicas de Barcelos, dando a conhecer a modalidade e incentivando o convívio e a diversão entre os alunos.

Este ano participaram no evento cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores, assistentes e staff da organização das escolas, pertencentes aos Agrupamentos de Escolas Gonçalo Nunes, Vale do Tamel e Rosa Ramalho, nomeadamente dos Centros Escolares de Arcozelo, António Fogaça, Lijó e das Escolas EB 1 de Abade de Neiva, de Fraião e de Gueral.

Famalicão associa-se à Hora do Planeta

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão volta a associar-se no sábado à maior hora pelo planeta. O município volta a juntar-se ao apagão mundial da Hora do Planeta, iniciativa simbólica promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em parceria com a World Wide Fund For Nature (WWF), com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para os efeitos da crise climática.

Entre as 20:30 e as 21:30 de sábado, e à semelhança do que acontecerá em várias cidades mundiais, Famalicão vai proporcionar um momento de contemplação desligando as luzes de alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos da cidade.

Nos Paços do Concelho, a iniciativa ficará também marcada pela realização de uma oficina de construção de lanternas sustentáveis, entre as 19:30 e as 21:30, destinada a todas as famílias com crianças a partir dos 4 anos. Nesta oficina, os participantes começarão por experimentar o funcionamento de um circuito elétrico simples e manipular os seus componentes. Com todos os materiais a postos e os saberes adquiridos, vão depois construir lanternas sustentáveis, a partir de resíduos sólidos urbanos recolhidos e trazidos das suas casas (copos de iogurte e rolos de papel higiénico).

Formalizado protocolo para criar Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

12 Municípios, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago formalizaram um Protocolo de Cooperação com vista à criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal, que ligará concelhos do Minho e de Trás-os-Montes. O momento aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Igreja Românica de Fontarcada.

“É uma grande oportunidade de valorização do território e de conjugação do trabalho destes Municípios. Sou defensor de tudo o que é trabalho supramunicipal. As Comunidades Intermunicipais e as Comunidades Metropolitanas já o fazem, mas isso não nos impede de fazermos um trabalho que é transversal a outros territórios, que permite que estes concelhos estejam interligados entre si. Aliás, conseguimos, em cinco meses, fazer todo o trabalho de definição do traçado e isso só foi possível, porque os 12 Municípios estiveram envolvidos e comprometidos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, anfitrião da sessão.

“É importante do ponto de vista cultural, histórico, também pelo contributo que damos aos agentes económicos destes concelhos, que, a partir deste momento e que, com o passar do tempo e a consolidação deste projeto, podem beneficiar os nossos munícipes que são o objetivo último do nosso trabalho. É verdade que não podemos ser exagerados relativamente à nossa ambição de querermos qualificar o nosso território, mas, para a Póvoa de Lanhoso e para grande parte destes Municípios, é o primeiro Caminho de Santiago e é para nós uma referência que é decisiva também para a estratégia turística que temos de promoção do nosso território”, acrescentou o autarca

Por seu turno, o presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, destacou a transversalidade territorial do projeto, assim como o trabalho conjunto para a criação desse novo produto, mas notou que “o caminho da certificação será longo e obriga a requisitos muito exigentes”. Para Luís Pedro Martins, “este projeto tem potencial e atrativo para ser já, no presente, antes de esperar pela certificação, ser já um itinerário cultural. Como itinerário cultural, pode já avançar e, no futuro, conseguir a certificação”, destacando o crescimento do mercado norte-americano nos Caminhos de Santiago em solo nacional.

Este responsável deu conta de que, em 2023, os números apontam para 450 mil peregrinos, 142 mil nos caminhos que percorrem o território Português.

Na oportunidade, também estiveram presentes os presidentes da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, de Vila Flor, Pedro Lima, de Murça, Mário Artur Lopes, de Alijó, José Rodrigues Paredes, e ainda representantes dos Municípios de Braga, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Alijó, Murça, Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Marcou ainda presença a presidente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Ana Rita Dias, assim como os Vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, Paulo Gago e Ricardo Alves, bem como representantes da Junta da União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira e do arciprestado.

No final da assinatura dos protocolos, os presentes foram envolvidas numa encenação ilustrativa da peregrinação de Leon de Rosmithal e sua comitiva. Através deste novo produto turístico e cultural, o caminho pretende contribuir para o desenvolvimento económico do território abrangido, que atravessa toda a região Norte, desde Freixo de Espada à Cinta até Braga, tendo por base o registo da peregrinação que Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, iniciou, a 26 de novembro de 1465, até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal.

Com uma extensão aproximada de 230 quilómetros, este terá sido o itinerário privilegiado das populações entre o Minho e Trás-os-Montes e utilizado pela Comitiva de Leon de Rosmithal.