Domingo, Abril 28, 2024
8.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende Ambiente vence Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação

Esposende Ambiente vence Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação

Atribuído pela Comunidade Intermunicipal do Cávado.

© CM Esposende

A empresa municipal Esposende Ambiente venceu o Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação, pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com os seis municípios que a constituem (Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde).

O Selo Municipal para a Igualdade e Conciliação é uma das atividades centrais do projeto Cávado + Igual, desenvolvido em parceira com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), como entidade científica, e o KUN- Centre for Equality and Diversity, como parceiro internacional, e insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants.

Esta distinção visa prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e entidades locais com práticas potenciadoras e subscritoras dos valores e princípios da igualdade e não discriminação, e que se encontrem alinhadas com os Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2022-2027 e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2030 – Portugal + Igual.

Nesta primeira edição, as entidades candidatas foram objeto da apreciação de um júri composto por um representante da CIG – Comissão Igualdade de Género, um da CIM Cávado e outro do Centro de Investigação de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade do Porto.

“Comprometida em respeitar os direitos humanos e todos os princípios constantes no código de ética da empresa, no estrito cumprimento dos requisitos da norma SA 8000 e princípios dos instrumentos que esta subscreve, a Esposende Ambiente empenha-se, diariamente, em alcançar este desiderato, que se encontra plasmado na sua Política de Sustentabilidade”, refere a Câmara Municipal.

“Para o efeito, assegura a implementação e certificação de um Sistema de Responsabilidade Social, através do cumprimento de um conjunto de requisitos de responsabilidade social, entre os quais o da não discriminação. Trata-se de um caminho que a empresa persegue desde 2013 e que tem revelado a sua consciência social. Neste enquadramento, viu reconhecidas as suas boas práticas ao nível da igualdade e conciliação, fruto da sua aposta na adoção de referenciais normativos de gestão, internacionalmente reconhecidos, nomeadamente na área da responsabilidade social”, acrescenta.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES