A equipa feminina sub-13 do SC Braga encerrou este sábado a sua participação na Taça Nacional com mais um triunfo, ao vencer a Academia CCMI Leiria por 2-1, no Parque de Jogos do Soutocico, em Leiria.
As Gverreiras já tinham assegurado a revalidação do título na jornada anterior, ao derrotarem o SL Benfica por 2-1, mas voltaram a demonstrar a sua qualidade na última ronda da competição, terminando a prova da melhor forma.
Após o apito final, a formação arsenalista celebrou a conquista da Taça Nacional Sub-13, recebendo o troféu e as respetivas medalhas num ambiente de festa e orgulho para o futebol feminino do SC Braga.
As crianças de cinco anos do LAZARUS – Centro Social da Paróquia de São Lázaro, em Braga, celebraram, no passado dia 19, a sua Festa de Finalistas, num momento de alegria, emoção e reconhecimento pelo percurso realizado ao longo da educação pré-escolar.
A iniciativa começou na Capela da Imaculada, com uma celebração de ação de graças e bênção do caminho percorrido por cada criança. Na ocasião, o presidente da instituição, padre Rúben, desafiou os mais novos a serem “buscadores” de um mundo melhor, incentivando-os a crescer com esperança, valores e espírito de missão. O responsável sublinhou ainda que a paróquia e o Centro Social continuarão a ser uma casa para as crianças e respetivas famílias. A celebração terminou com a interpretação da música “Onde Deus te levar”.
Num segundo momento, já no Auditório Vita, as crianças protagonizaram uma apresentação perante uma plateia composta por pais, familiares e elementos da comunidade educativa. Através das suas intervenções, deixaram uma mensagem de esperança e um apelo à construção de um mundo melhor, valorizando o encontro com o outro e a confiança na capacidade de cada pessoa para transformar a realidade.
A festa assinalou o final de uma etapa marcada por aprendizagens, descobertas, amizades e crescimento pessoal, constituindo também um momento particularmente emotivo para as famílias, que se preparam agora para acompanhar os filhos na transição para o 1.º ciclo do ensino básico.
Durante a cerimónia, foi ainda expressado um agradecimento à equipa de profissionais do Centro Social da Paróquia de São Lázaro pelo trabalho desenvolvido diariamente junto das crianças nas diferentes valências da instituição.
A diretora pedagógica, Ana Pinto, destacou que esta celebração representa mais do que o fim de uma fase, simbolizando sobretudo o início de uma nova etapa no percurso educativo dos mais pequenos.
A cidade de Braga voltou a vestir-se de festa e de desporto para receber a 11.ª edição da Corrida de São João de Braga, que decorreu na manhã deste domingo e reuniu cerca de dois mil participantes entre a prova competitiva de 12 quilómetros e a caminhada de cinco quilómetros.
Integrada nas Festas de São João, a iniciativa voltou a percorrer as principais ruas da cidade, decoradas a rigor para as celebrações sanjoaninas, proporcionando um ambiente de animação e convívio que contou com o apoio de muitos bracarenses ao longo do percurso. O tiro de partida foi dado às 09:30 pela vereadora da Câmara Municipal de Braga, Hortense Santos.
Na vertente competitiva, Rui Pinto, do Sporting CP, voltou a ser o mais rápido, cortando a meta em 34 minutos e 42 segundos e conquistando a prova pelo segundo ano consecutivo. Samuel Freire, do GDR Santa Tecla, terminou na segunda posição, com o tempo de 35m45s, enquanto Rafael Lopes, também do GDR Santa Tecla, fechou o pódio masculino com 35m54s.
No setor feminino, a vitória sorriu a Susana Godinho Santos, do Beira Mar, que concluiu os 12 quilómetros em 40m37s. Vanessa Carvalho, do SC Braga, alcançou o segundo lugar com 42m48s, enquanto Sílvia Silva, do Vitória Sport Clube, completou o pódio ao terminar a prova em 47m23s.
A cerimónia protocolar contou com a presença da vereadora Hortense Santos, do diretor da Runporto, Jorge Teixeira, e da atleta olímpica Fernanda Ribeiro, que participaram na entrega dos prémios aos vencedores.
Paulo Oliveira vai deixar o SC Braga, encerrando uma ligação de cinco temporadas ao clube minhoto. A saída do defesa-central, de 34 anos, foi anunciada pelos arsenalistas, que destacaram o profissionalismo, a dedicação e a liderança demonstrados ao longo da sua passagem por Braga.
Contratado em 2021/22, proveniente do Eibar, de Espanha, o internacional português rapidamente se afirmou como uma das referências do plantel, assumindo também o papel de capitão de equipa.
Ao longo de cinco épocas, Paulo Oliveira disputou 165 jogos e marcou cinco golos com a camisola bracarense, tendo contribuído para a conquista da Taça da Liga na temporada 2023/24.
Na despedida, o SC Braga agradeceu o contributo do jogador, enaltecendo a sua entrega e o exemplo deixado dentro e fora das quatro linhas.
“Paulo Oliveira distinguiu-se pelo elevado sentido de compromisso, dedicação e profissionalismo, sendo uma figura de referência no balneário”, refere o clube em comunicado, desejando ao jogador “as maiores felicidades pessoais, familiares e profissionais para o futuro”.
Aos 34 anos, Paulo Oliveira coloca um ponto final numa etapa de cinco épocas em Braga, deixando uma marca de liderança e regularidade no conjunto arsenalista.
O quarto dia das Festas de São João de Braga voltou a levar um mar de gente às ruas da cidade, numa jornada marcada pela cultura popular, pela música e pelo ambiente de convívio que caracteriza a maior festa popular do país.
Um dos pontos altos do programa foi o XXXV Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, que trouxe a Braga grupos nacionais e internacionais e voltou a encher o centro histórico de cor, ritmo e animação.
A manhã começou com a iniciativa “São João vai à Praça”, no Mercado Municipal, seguindo-se mais uma edição do Festival Braga Capital do Cavaquinho, no Largo de São Francisco, que reuniu músicos e apreciadores de um dos instrumentos mais emblemáticos da tradição minhota. A componente religiosa das festividades esteve também em destaque com a habitual Novena a São João Baptista, na Igreja de São Lázaro.
Ao longo do dia, os sons dos bombos e da percussão ecoaram pelas ruas com o Rufar de Porta Aberta, antecedendo a Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos, um dos momentos mais participados das festividades. Os grupos participantes foram ainda recebidos ao final da tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A tradição popular fez-se igualmente sentir com a realização do Torneio da Malha, enquanto a música teve espaço privilegiado através do Festival Antena Minho e do concerto de artistas locais na Avenida da Liberdade, com Pedro Fernandes e Amigos de Braga.
Já no Parque da Ponte, Rosinha subiu ao palco perante uma grande moldura humana, encerrando mais uma jornada das Festas de São João num ambiente de grande animação. A noite prolongou-se com música e atuação de DJs na Avenida Central.
Nuno Martins foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Barcelos, numa votação que decorreu esta sexta-feira e que lhe garantiu 89,4% dos votos dos militantes.
Segundo o PS Barcelos, o ato eleitoral mobilizou 329 militantes das diferentes secções do concelho e representa o início de um novo ciclo político assente num projeto de unidade, renovação e “Compromisso por Barcelos”.
Em comunicado, a estrutura socialista considera que o resultado traduz um “mandato forte” e de confiança, sublinhando a intenção de reforçar a proximidade às freguesias, promover uma maior participação interna e estreitar a ligação à sociedade civil, tendo em vista a preparação das próximas eleições autárquicas.
Além da eleição para a Comissão Política Concelhia, os militantes escolheram Cátia Silvestre para presidir à estrutura concelhia das Mulheres Socialistas e elegeram Miguel Figueiredo como novo coordenador da Secção de Barcelos.
Ao nível distrital, Ricardo Costa foi o vencedor das eleições para a Federação de Braga do Partido Socialista, recolhendo cerca de 60% dos votos no distrito. Em Barcelos, o novo líder federativo obteve 279 votos, correspondentes a 85% dos votos expressos. Vânia Cruz foi reconduzida na presidência da Federação Distrital das Mulheres Socialistas.
O PS Barcelos desejou ainda sucesso a todos os eleitos e aos candidatos que participaram no processo eleitoral, reafirmando “o compromisso de trabalhar para reforçar a confiança dos barcelenses no partido”.
O Verão começou oficialmente às 03:42 deste domingo, com a ocorrência do solstício de Verão, fenómeno astronómico que assinala o início da estação mais quente do ano no hemisfério norte.
A nova estação arranca com o dia mais longo do ano e a noite mais curta, proporcionando quase 15 horas de luz solar.
O solstício de Verão ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, fazendo com que o hemisfério norte receba a maior quantidade de luz solar do ano.
Uma trotineta elétrica foi encontrada este sábado no Rio Este, em Braga, numa situação que está a gerar revolta entre cidadãos preocupados com a preservação ambiental e a valorização deste curso de água.
A situação foi denunciada este sábado por um bracarense que partilhou a imagem nas redes sociais e motivou várias críticas ao comportamento de quem continua a usar os equipamentos de forma irresponsável.
O distrito de Braga vai estar sob aviso amarelo a partir das 09:00 deste domingo, devido à previsão de tempo quente, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso, motivado pela persistência de valores elevados da temperatura máxima, prolonga-se até às 18:00 de terça-feira, dia 23 de junho. Para este domingo, os termómetros deverão atingir os 36 graus, descendo ligeiramente para os 34 graus na segunda e na terça-feira.
A situação meteorológica coincide com a chegada do Verão, que começou oficialmente às 03:42 deste domingo, e deverá trazer dias de calor intenso a várias regiões do país.
Perante as temperaturas elevadas, as autoridades recomendam uma maior ingestão de água, a permanência em locais frescos e a redução da exposição solar nas horas de maior calor, entre as 11:00 e as 17:00. É ainda aconselhado o uso de roupa leve e a especial atenção a crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.
O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis e é emitido quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
A União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, em Braga, anunciou a abertura da Piscina de Dume para o próximo dia 28 de junho, assinalando o início de mais uma época balnear naquele espaço de lazer.
Para marcar a reabertura, a entrada será excecionalmente gratuita durante o dia inaugural, permitindo à população usufruir das instalações sem qualquer custo.
A piscina funcionará diariamente entre as 10:00 e as 19:00, embora os horários possam sofrer alterações devido a condições meteorológicas ou por motivos operacionais.
A autarquia convida toda a comunidade a participar neste momento e a desfrutar de mais uma temporada de verão num dos espaços de referência da freguesia para a prática de atividades recreativas e de lazer.