Segunda-feira, Dezembro 2, 2024
11.7 C
Braga
AtualidadeOs melhores cursos online de programação – Como escolher?

Os melhores cursos online de programação – Como escolher?

Aprenda como ingressar numa das profissões mais bem pagas do mercado português na atualidade, através do elenco formativo que reunimos especialmente para si.

DR

Profissões como engenheiro informático ou programador web têm sido alvo de grande procura, quer por estudantes que se candidatam ao ensino superior, quer por profissionais de outras áreas que veem nesses cursos uma oportunidade para melhorar o currículo ou mudar de carreira.

De facto, um emprego na área das tecnologias, mais concretamente, na área da programação, abre portas para novas oportunidades, por norma, bem remuneradas e diversificadas. Com uma empregabilidade superior a 90%, a possibilidade de trabalhar em ambiente remoto e a promessa de um nível de vida elevado, cada vez mais surgem novos profissionais no mercado. Prova disso é o facto de, de acordo com o relatório da sociedade Capital de Risco Atómico em 2018, Portugal ter sido o país europeu com maior crescimento no seu número de programadores (16%) – e com tendência a aumentar.

Para entrar neste mercado, primeiro necessita de conhecer um pouco sobre a função de programador. Um programador elabora, redige, testa e documenta websites, aplicações e software, trabalhando frequentemente em equipa com outros programadores, gestores e clientes para efeitos de conclusão de projetos.

Para além de ser capaz de trabalhar em equipa, exige-se do programador o desenvolvimento de soft skills como gestão de tempo, pensamento crítico, entre outras.

Se possui essas competências (ou está à vontade para desenvolvê-las), pode começar a traçar um plano. Pretende um curso completo ou de mera iniciação? Presencial ou online?

Tradicionalmente, os cursos lecionados nas universidades portuguesas são bastante aclamados, com uma taxa de empregabilidade que ronda mesmo os 100%. Falamos aqui, particularmente, dos cursos da Universidade de Lisboa (IST, FCUL, ISCTE…) e NOVA (FCT), Universidade do Porto (entre outros, o ISEP e FEUP) e ATEC.

Caso não procure uma licenciatura completa, mas sim um curso online focalizado, que lhe permita aprender a seu ritmo e/ou conciliar com outro trabalho, existem também diversas ofertas formativas no mercado.

Assim, quer esteja à procura de uma formação para adquirir competências informáticas e conhecer linguagens de programação, ou de um curso de formação a partir do qual possa dar os primeiros passos como engenheiro informático ou programador, este artigo ajudá-lo-á a encontrar as melhores ofertas de formação online existentes em Portugal.

  • Programação para não-informáticos (TecMinho)

O curso online da TecMinho destina-se a pessoas que pretendam adquirir conhecimentos e competências básicas na área e possuam alguma experiência com computadores no dia a dia. Este curso aborda temas como linguagens de programação, leitura e interpretação do código e princípios de desenvolvimento, fornecendo também ferramentas necessárias de programação para iniciantes.

O curso tem a duração de 30 horas e realiza-se às 2ªs e 4ªs feiras, em horário pós-laboral.

  • Introdução online à programação (WCS)

Com vista a dar a conhecer às pessoas as primeiras bases de programação, a Wild Code School criou esta formação online e gratuita, com a duração de 10 horas flexíveis, na qual não se exige qualquer experiência.

Caso o formando, após a formação, manifeste interesse em continuar a sua formação profissional na área, a escola dá-lhe a oportunidade de frequentar um dos seus cursos de certificação profissional (pagos), presencial ou online, para ingressar no mercado de trabalho.

  • Curso online com Formadores em Tempo Real (Codemaster)

A Codemaster é uma entidade exclusivamente dedicada à área da programação, visando a formação de programadores profissionais e a sua entrada no mercado de trabalho.

Neste curso, o formando ficará a conhecer linguagens de programação web (como PHP e Javascript) e como utilizá-las na criação de aplicações web e websites, adquirindo ainda bases de conhecimento extensíveis a outras linguagens de programação.

Do mesmo modo, o formando conhecerá software de programação utilizados por programadores, como o Microsoft Visual Studio Core ou o Microsoft SQL Server Express Edition, mas não só. Mesmo um Desenvolvedor de Software, por vezes, necessita de usar VPNs gratuitos enquanto trabalha remotamente, por exemplo, para garantir o acesso seguro às bases de código e de dados de empresas internacionais clientes.

O curso tem a duração de sete meses, de 2ª a 6ª feira, em horário pós-laboral.

  • Outras ofertas formativas

Existem ainda outros websites com cursos online de programação no seu catálogo, como a Educaedu e a Udemy, promovidos por diversas entidades, com diferentes durações e temáticas.

Nestes websites poderá frequentar cursos de linguagem de programação como Programação Python, Inteligência Artificial, Front-End developer: HTML5, CSS3 e JAVASCRIPT, entre muitos outros.

Conclusão

Atualmente, possuir conhecimentos de programação é uma mais-valia, seja para efeitos de currículo e/ou de progressão na carreira, seja para ingressar no mercado de trabalho como programador profissional.

Já ouviu falar de algum destes cursos que lhe apresentámos? E qual destes mais se adapta às suas necessidades? Conte-nos tudo nos comentários!

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES