Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
10 C
Braga
InícioBragaMaratona Cultural do ACTUM animou fim de semana no Centro da Juventude...

Maratona Cultural do ACTUM animou fim de semana no Centro da Juventude de Braga

Lanza-rote

O Centro da Juventude de Braga foi, este fim de semana, palco dos projetos vencedores do ACTUM – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos, na área da Música e das Artes Performativas. Ao longo dos três dias, sexta, sábado e domingo, foram apresentados os dez espetáculos, numa jornada repleta de música, teatro, dança e palavras soltas.

Do lado dos artistas, o sentimento era unânime, ao considerarem a “experiência enriquecedora e gratificante”. Por parte do público, o entusiasmo, presença e calor humano foram fatores determinantes para o sucesso do evento.

A terceira edição ACTUM teve como temática a vida e obra e obra de José Saramago por ocasião do centenário do seu nascimento.

O espetáculo de música “o Cofre do Desassossego” de Karla Fabiane Izidro estreou o palco na sexta-feira, seguindo-se a Performance Audiovisual Lanza-Rote do Coletivo Kindergarten.

No sábado, as apresentações iniciaram com o espetáculo de dança “Dança-me as tuas palavras”, da Escola de Dança, Ent’Artes, seguiu-se o projeto de Artes Performativas “Marte A Mar” com Ana Paula Leite, Lúcia Lopes e Sabrina Rebelo. À noite Adriana Moreira apresentou “Saramago em Fado”, e Francisco Belarmino da Silva Júnior a peça de teatro “Açúcar”.

A maratona de cultural continuou no domingo com o espetáculo musical “O Violoncelo de Saramago”, de Raquel Alves e Sónia Amaral. A Cooperativa de Ensino Artístico apresentou a peça de teatro “As Irmãs” e Luciana Mello & Orchestra Falsa apresentaram a Performance Spoken Word. Os espetáculos terminaram com a peça de teatro “Herdeiros de Saramagos” de Tiago Fernandes.

Refira-se que o “ACTUM – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos” é uma medida de apoio à criação e fruição artísticos, destinada aos artistas e aos agentes culturais bracarenses, nos domínios da música e artes performativa e das artes plásticas e visuais, promovida pelo Município de Braga.

No que respeita à área das Artes Plásticas e Visuais, à produção de obras na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia. Foram premiados 19 artistas, cujos trabalhos serão expostos na Casa dos Crivos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS