
O Município de Vieira do Minho atribuiu o primeiro apoio no âmbito do programa “Vieira +Vida”, uma medida de incentivo à natalidade e apoio às famílias no concelho.
A primeira beneficiária foi Maria Coelho Leite, que recebeu o cheque-bebé no valor de 2.000 euros, no âmbito do programa municipal.
O “Vieira +Vida” prevê a atribuição de 2.000 euros por cada nascimento ou adoção, sendo que metade do valor é entregue diretamente às famílias e a outra metade aplicada através do comércio local, mediante reembolso de despesas relacionadas com o bem-estar e desenvolvimento da criança.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, a medida pretende apoiar as famílias e contribuir para o combate ao envelhecimento demográfico e à perda de população no território.
O programa aplica-se a crianças nascidas ou adotadas a partir de 1 de janeiro de 2026, desde que cumpram os requisitos definidos no regulamento municipal.


