Quarta-feira, Maio 15, 2024
10.6 C
Braga
RegiãoGuimarãesGuimarães: Guardizela instala 298 painéis fotovoltaicos

Guimarães: Guardizela instala 298 painéis fotovoltaicos

A instalação permitirá reduzir as emissões de CO2 em 95 mil kg/ano. 

© CM Guimarães

Na tarde de sexta-feira teve lugar a inauguração de 298 módulos fotovoltaicos que servirão o reservatório de água tratada R3E da Vimágua, localizado na freguesia de Guardizela, em Guimarães.

Presentes na inauguração estiveram Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, presidente da Junta de freguesia de Guardizela, Armindo Costa e Silva, presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, e Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo.

Na sua intervenção, Armindo Costa e Silva explicou que os módulos fotovoltaicos, que totalizam uma potência instalada de 149 Kw, deverão produzir, anualmente, 25% de toda a energia que é consumida nas instalações.

Segundo o presidente da Vimágua, o reservatório, que serve as populações de Guardizela, Lordelo, Conde e todo o concelho de Vizela, e que armazena a água que é previamente tratada na estação de Prazins Santa Eufémia, “passa a ter uma nova infraestrutura capaz de produzir energia limpa, o que constitui um passo importante para a redução de emissões de CO2 e para a descarbonização que Guimarães almeja até 2030”.

A nova infraestrutura foi bem recebida por Paulo Silva, que agradeceu a todos “a modernização de mais um importante equipamento instalado na freguesia”.

No Dia Mundial da Água, Domingos Bragança lembrou que “a água é um dos recursos mais essenciais à vida, e que uma boa rede de saneamento, com tratamento das águas residuais, é fundamental para a sua qualidade”.

O edil reconhece “o exemplar trabalho que a Vimágua tem vindo a realizar e apelou para que todos cuidemos bem dos nossos rios”. “98% da água que distribuímos pelos concelhos de Guimarães e Vizela é proveniente do rio Ave. A água é de nós todos e ninguém tem o direito de a estragar”, disse.

O presidente da Câmara Municipal disse ainda que “vivemos um período de alterações climáticas, que provocam grandes diferenças térmicas e a redução de dióxido de carbono na atmosfera é fundamental para o equilíbrio ambiental”. “Com estes painéis, estamos a produzir energia limpa e a diminuir a fatura energética”, concluiu.

A instalação dos 298 painéis fotovoltaicos representou um investimento no valor de 141 mil euros e permitirá reduzir as emissões de CO2 em 95 mil kg/ano.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES