Após três edições de sucesso, o Festival Arcada regressa este ano a Braga para a sua 4.ª edição, de 4 de julho a 2 de agosto. e apresentará uma programação rica e diversificada, destinada a diferentes públicos.
Dentro da atividade performativa, a programação inclui concertos e recitais com nomes de destaque como o violoncelista David Cohen, os violinistas Nancy Zhou, Eliot Lawson, a Sinfonietta de Braga, o maestro Jean-Marc Burfin, e os pianistas Pedro Emanuel Pereira e Vera Fonte.
O Festival Arcada, organizado pela Sinfonietta de Braga, é uma celebração da música para cordas em todas as suas formas e tradições. A edição deste ano pretende conectar entusiastas da música de cordas de todos os níveis de experiência, desde o público geral a profissionais do meio.
A formação especializada é direcionada para alunos e professores, com masterclasses e ações de formação para professores, conduzidas por Mimi Zweig, Géza Szilvay, Nancy Zhou e David Cohen. Além das atividades dirigidas a alunos, professores e profissionais do Ensino de Música, esta edição leva também novidades para o público em geral, como sessões de yoga no Museu, acompanhadas por um quinteto de cordas, e sessões de musicoterapia dedicadas a pessoas com necessidades específicas.
A exposição de instrumentos e arcos antigos da coleção Adamov será uma oportunidade única para músicos e apreciadores da arte da luteria.
Como novidade desta edição, O Festival terá o I Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada”, uma iniciativa que visa fortalecer a comunidade juvenil violinista e celebrar o talento emergente.
Vai haver também uma atividade que vai consistir numa sessão de yoga com música ao vivo no dia 12 de julho, às 17:00, StringFlo – Yoga e Quinteto de Cordas, no Museu Nogueira da Silva.
O Festival Arcada acontece em vários locais da cidade de Braga, como o Auditório São Frutuoso, o Museu Nogueira da Silva, na Reitoria da Universidade do Minho, no Conservatório Bomfim, entre outros.