Sexta-feira, Setembro 24, 2021
22.4 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende já realiza testes à Covid-19 em formato Drive-Thru

Esposende já realiza testes à Covid-19 em formato Drive-Thru

CM Esposende

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, inaugurou hoje o centro de rastreio “drive thru” para a realização de testes à Covid-19, situado junto à Central de Camionagem.

A instalação deste centro de rastreio resulta de uma proposta/solicitação de apoio da Clínica Senhora a Branca, em parceria com a Unilabs, e destina-se aos cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Poderá, contudo, dar resposta a solicitações de outros eventuais suspeitos da doença, tanto do concelho como de outras regiões, mediante agendamento prévio, através de telefone 220 125 001 ou do site da Unilabs. O equipamento funciona todos os dias, entre as 9:00 e as 18:00, podendo realizar até 250 testes por dia.

O presidente da Câmara Municipal referiu que este centro de rastreio “constitui uma mais-valia para a comunidade de Esposende, na medida em que se trata de um espaço de proximidade, que permite evitar deslocações a centros de colheita fora do concelho”. “É garantida a segurança do utente testado, não existindo a necessidade de exposição e contaminação possíveis de um ambiente fechado, assim como possibilitando uma maior rapidez na execução da colheita. O processo de testagem é rápido e simples, sendo que a viatura entra no centro de testes e, sem que o cidadão tenha que sair do veículo, a equipa de enfermagem efetua o teste com zaragatoa”, explicou a autarca.

Recorde-se que Esposende é um dos concelhos risco extremo de contágio. “Esta instalação vem permitir uma resposta mais célere sob o ponto de vista da realização de testes. É também pretensão do Município, há já várias semanas, prestar apoio à Unidade de Saúde Pública na realização dos contactos/inquéritos epidemiológicos a doentes com Covid-19 e pessoas em vigilância ativa, por via da cedência de instalações dotadas de meios técnicos e de recursos humanos, tendo apresentado tal projeto à ARS Norte. A proposta não mereceu, ainda, qualquer resposta por parte dessa entidade regional”, lamentou Benjamim Pereira.

Para a instalação do “drive thru” em Esposende, o Município assegura a instalação de um ponto de fornecimento de energia elétrica, a cedência de sanitários para a equipa técnica e a disponibilização de espaço para a montagem da tenda, no caso o recinto da feira, junto, dado que reúne facilmente todas as condições.

Considerando que o concelho se mantém em risco extremo de contágio, e dado que a nível nacional o número de contágios continua bastante elevado, o presidente da Câmara Municipal de Esposende apela à responsabilidade dos cidadãos e ao cumprimento todas as normas.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS