Sábado, Abril 27, 2024
11.7 C
Braga
CulturaCoro Académico da UMinho apresenta Concerto de Natal na Sé de Braga

Coro Académico da UMinho apresenta Concerto de Natal na Sé de Braga

© CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho

O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) vai apresentar o tradicional Concerto de Natal “Puer Natus Est” no próximo sábado, dia 16, às 21:30, na Sé de Braga.

O coro tem agora um novo maestro, César Freitas. A transição marca um novo capítulo na história do grupo, trazendo “expectativas e entusiasmo para o futuro”. Fundado em 1989 pelo maestro Fernando Lapa, que o dirigiu até agosto de 2004, o CAUM teve outros maestros, com destaque, Rui Paulo Teixeira, entre 2006 e 2017, e Sílvio Cortez, de 2018 a 2022. No último ano letivo (2022/2023), foi Cosme Campinho quem assegurou a regência do coro.

A procura por um novo maestro havia sido iniciada no passado mês de julho, tendo sido concluída em novembro. “Esta mudança reflete a nossa constante busca pela excelência e pela identificação mútua, e acreditamos que o Maestro César Freitas traz consigo uma perspetiva inovadora e, simultaneamente, uma conexão profunda com a nossa missão musical”, explica Armando Queirós, presidente da Direção do CAUM, acrescentando que estão confiantes de que “esta transição fortalecerá ainda mais a nossa coesão e elevará a experiência musical, não só para os vários elementos do coro, como também para todo o público que nos acompanha.”

O novo diretor artístico mostrou-se “entusiasmado# pelo desafio que lhe foi proposto, afirmando estar “agradecido pelo voto de confiança” que lhe fora atribuído. Grande parte da sua experiência enquanto maestro foi adquirida no trabalho com jovens em idade universitária, o que faz antever que esta nova colaboração com o CAUM possa “vir a ser profícua e motivadora para ambas as partes”.

Questionado acerca da sua visão para o CAUM, o maestro César Freitas afirma que “estamos perante um coro com uma história de quase 35 anos (comemora no próximo ano) e que deve ser tida em conta, não só na preservação do espírito jovem e irreverente que sempre identificou o projeto, bem como na escolha do repertório, que ao longo deste tempo, foi em boa parte composto pelos ex-maestros, propositadamente para o coro”, destacando que “este legado deverá ser sempre respeitado e valorizado”.

O maestro sublinha que pretende “trazer algum novo repertório para o portfólio dos coristas, proporcionando-lhes novas experiências e desafios musicais, mas mantendo a essência e identidade do grupo, que consiste essencialmente na música coral a cappella“.

No respeitante ao futuro do CAUM a curto e médio prazo, mostrou o desejo de promover a colaboração com outros projetos corais de índole não apenas académica, bem como a participação em alguns eventos de referência a nível nacional, pois sente que o trabalho realizado deve ser apresentado em diversos contextos e públicos.

César Freitas teve a sua estreia pública, ao comando do CAUM, a 30 de novembro, no Theatro Circo. Entretanto, já se fizeram apresentar também a 2 de dezembro, no Mercado de Natal de Braga, e a 3 de dezembro, no Centro Cívico de Palmeira. Este sábado, o grupo apresenta a 28.ª edição do seu tradicional concerto de Natal solidário Puer Natus Est.

O Coro Académico da Universidade do Minho alia-se à Cruz Vermelha de Braga para celebrar o Natal, no seu concerto de Natal solidário, XXVIII Puer Natus Est, dia 16 de dezembro. O espetáculo inicia às 21:30, na Sé Catedral de Braga, e tem entrada gratuita.

“Este é o concerto de eleição do CAUM, aquele que, todos os anos, mais prazer nos dá organizar”, confessa Armando Queirós, referindo que se trata de “um evento único na cidade de Braga, no qual tentamos conciliar todo o espírito natalício: os mais belos cânticos de Natal; as doces vozes do coro infanto-juvenil convidado; a reunião familiar de todos aqueles que, ano após ano, nos acompanham; a associação a uma causa solidária.”

Nesta edição, para ajudarem a aquecer o serão e a preenchê-lo de muita música, o Puer Natus Est contará com a participação dos Jovens Cantores de Guimarães, dirigidos pela maestrina Janete Ruiz, e ainda de Camerata Minhota, um grupo de música de câmara formado por estudantes da Universidade do Minho, ao comando de José Tatá.

Numa época em que “é urgente cantar a paz, o amor e a união”, o coro convida o público a cooperar numa recolha de bens alimentares, que no fim do espetáculo serão entregues à Cruz Vermelha de Braga.

O Puer Natus Est é um concerto de cariz solidário organizado anualmente pelo CAUM, uma tradição que tem vindo a marcar a quadra natalícia bracarense.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES