Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioBragaConselho Consultivo Alfacoop reuniu na presença de Sameiro Araújo e Firmino Marques

Conselho Consultivo Alfacoop reuniu na presença de Sameiro Araújo e Firmino Marques

© Alfacoop

O Conselho Consultivo do Colégio Alfacoop – Externato Infante D. Henrique reuniu no Hotel Meliá, em Braga, para ouvir os stakeholders da instituição sobre a pertinência da oferta de cursos profissionais atual e recolher contributos para desenhar a oferta formativa do futuro.

O Colégio Alfacoop é a única instituição de ensino privada da região que oferece os Cursos Técnicos Profissionais de Desporto, Multimédia e Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar.

Estiveram presentes nesta sessão de trabalho Sameiro Araújo, vice-presidente e vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Adelaide Dias, do departamento de educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, representantes dos encarregados de educação e dos alunos dos Cursos Profissionais, e das empresas parceiras que recebem, habitualmente, alunos do Colégio em contexto de formação – estágios curriculares.

Sérgio Lino, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Alfacoop, deu as boas-vindas e reforçou, na sua intervenção, que “o ensino profissional assume, cada vez mais, uma importância fulcral dando resposta às necessidades dos alunos e do mercado. Hoje o ensino profissional é visto com outros olhos e sabemos que temos contribuído para isso”. “Os alunos do ensino profissional do nosso Colégio estão integrados com os alunos do ensino regular e participam ativamente na vida do colégio”, assumiu.

O presidente da cooperativa aproveitou para apresentar o conceito de Educação 5.0, “um projeto de integração digital, não de digitalização do Colégio, assente em 5 pilares – Tecnologia, Espaço, Pedagogia, Emoção, Envolvimento” que está, desde o presente ano letivo, implementado no 1º ciclo do Colégio Alfacoop mas que “se pretende alargar aos restantes ciclos de ensino”.

Por sua vez, Carla Estêvão, diretora pedagógica, apresentou o projeto educativo da instituição, dando a indicação de que “os nossos alunos saem do ensino profissional para o mercado de trabalho mas, cada vez mais, prosseguem os estudos para o ensino superior contrariando uma tendência que existia. Hoje escolhem o ensino profissional porque veem nele uma vantagem competitiva. A nossa oferta formativa foi desenhada para dar resposta às necessidades da indústria e empresas da região e, por esse motivo, a taxa de empregabilidade dos nossos cursos é altíssima. Ouvir os nossos stakeholders permite-nos continuar a adequar a oferta às necessidades do mercado e, continuamente, melhorar os nossos currículos”.

Seguiu-se a apresentação dos cursos profissionais pelos respetivos diretores de curso antes da abertura do debate sobre ideias e propostas para o futuro.

Sameiro Araújo elogiou o Colégio Alfacoop e a evolução da instituição desde o fim dos contratos de associação. “O Colégio Alfacoop primou sempre pela excelência, com um corpo docente de elevada qualidade. Esta administração deve estar orgulhosa do que alcançou. Com o fim, injusto, dos contratos de associação, ficou com pouquíssimos alunos. Em poucos anos, recuperaram alunos e excederam as melhores expectativas – mais de mil alunos e uma das, senão a mais, bem equipada escola do concelho”, sublinhou a vice-presidente da Autarquia.

“Este colégio reúne um conselho consultivo para prestar contas, partilhar resultados, ouvir os parceiros, os clientes, a sociedade. Esta forma de estar demonstra arrojo e uma visão inovadora. A escola sai de si para se interligar com o tecido empresarial, social e cultural”, frisou Firmino Marques.

Deste conselho consultivo, da auscultação dos diferentes intervenientes, foram registadas três propostas de novos cursos técnico profissionais – turismo, geriatria e comunicação digital – que serão analisadas pelo Colégio Alfacoop e apresentadas à CIM Cávado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS