Domingo, Maio 26, 2024
14.6 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoConhecido o programa da Semana Santa de Famalicão

Conhecido o programa da Semana Santa de Famalicão

© António Freitas

Famalicão volta a reviver a Semana Santa de 25 de março a 15 de abril. A programação, que foi apresentada esta tarde, terá três semanas repletas de atividades religiosas e culturais para celebrar a época quaresmal em clima de festa e em comunidade.

Subordinada ao tema “Viver a Semana Santa/Páscoa 2023 é em Vila Nova de Famalicão”, as solenidades da Semana Santa, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, bem como de empresas e associações locais, arrancam com uma das novidades deste ano, designadamente a “1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão”, um périplo pelo património religioso e cultural, que acontece logo no sábado, dia 25 de março, com inscrição obrigatória e gratuita, na Casa da Cultura, Posto de Turismo e Paróquia de Santo Adrião até dia 24 de março.

Outra das novidades deste an, será o 1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, inserido no certame Páscoa Doce, que decorre no fim de semana do Domingo de Ramos (dias 1 e 2 de abril), na Praça D. Maria II, um evento desenvolvido em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Para além destas iniciativas, haverá a Via Sacra Jovem (31 de março), a Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), a 2.º edição do Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), a animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), a recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), a celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), a procissão do Enterro do Senhor  (7 de abril) e a Solene Vigília Pascal (8 de abril).

A preceito do ano passado, a Casa das Artes também se alia a esta programação com um concerto de Páscoa, ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, no dia 2 de abril, pelas 18h30, na Igreja Matriz Nova. Além do concerto, também haverá o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril, no pequeno auditório do teatro municipal.

A programação fecha com um concerto de Páscoa no dia 15 de abril, pelas 21:30, protagonizado pela ARTAVE/CCM CCM – Centro de Cultura Musical na Igreja Matriz Nova.

O coordenador da Confraria das Santas Chagas, José Pedro Sousa, que não deixou de mencionar o importante apoio dado pela autarquia, destacou que esta programação “em nada é inferior a outros eventos da região. Primamos pela diferença e pela qualidade e temos feito um enorme esforço de abrir caminhos de futuro, procurando fazer sempre mais e melhor”, disse.

“A quaresma é uma experiência, é uma vivência, que não pode ser apenas pessoal, mas que também tem que traduzir-se no comunitário”, destaca o arcipreste de Vila Nova de Famalicão, Padre Francisco Carreira,  louvando “as inúmeras iniciativas previstas na Semana Santa de Famalicão, que vê como um diálogo entre a Igreja, as instituições culturais e a comunidade”.

Para o presidente da Câmara Municipal, a Semana Santa de Famalicão “representa o arranque de uma programação regular no centro da cidade”, que terá lugar “todos os fins de semana até ao final do ano”, destacando a ideia de “dar motivos renovados para as pessoas se deslocarem ao Centro Urbano”.

A programação completa da Semana Santa de Famalicão está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES