Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto distingue alunos no Concurso Nacional de Leitura - Fase...

Celorico de Basto distingue alunos no Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal

© CM Celorico de Basto

Decorreu no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, no dia 22 de fevereiro e hoje, 24 de fevereiro, a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura com o apuramento de 3 alunos por ciclo para a fase seguinte do concurso, com fortes probabilidades de integrarem a Fase Nacional.

No dia 22 de janeiro, os alunos do 1º ciclo fizeram a prova com a leitura e interpretação de um excerto da obra de José Saramago, “A maior flor do mundo” e passaram para a fase seguinte do concurso os alunos, Mariana Marinho, Guilherme Teixeira e Mariana Cunha. Do 2º ciclo foram classificados os alunos Rúben da Cunha Costa, Ana Rita Alves e Francisco Costa que participam no concurso com a leitura e análise de um excerto da obra “Bicicleta à chuva” de Margarida Fonseca Santos. Hoje, os alunos do 3º ciclo estiveram em competição com a obra “Constantino, guardador de vacas e sonhos” de Alves Redol, tendo sido classificados para a fase seguinte os alunos Adriana Teixeira, João Teixeira e Caetana Meireles. O secundário versou na obra de Ondjaki intitulada “Uma escuridão bonita” tendo sido classificados para a fase seguinte os alunos Cristiano Mota, António Rodrigo Castro e Matilde Sousa.

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “é com satisfação que vejo a forma como os nossos alunos estão preparados para a leitura e interpretação dos livros. É importante ler bem e mais importante saber interpretar aquilo que é lido, estou absolutamente maravilhada com estes jovens”. A autarca observou também “tratar-se de um concurso em que todos são vencedores, num momento único, lúdico, em que se incentiva e promove a leitura a Língua Portuguesa”. Maria José Marinho deu ainda uma palavra de apreço aos professores e aos pais que durante esta fase de covid tiveram que se “desdobrar para conseguir proporcionar um ensino de qualidade aos nossos alunos, dedicando-se integralmente para que, apesar de todos os condicionalismos, os resultados fossem os mais positivos possíveis”.

Aos selecionados para a fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura, o Município irá atribuir, na fase Intermunicipal, um vale com um valor monetário a ser trocado por livros nas livrarias do concelho.

Os alunos a concurso foram amplamente elogiados pelo júri pela qualidade da leitura e argumentação. Note-se que nesta fase do concurso, os alunos foram sujeitos a uma prova oral em que o júri avaliou a leitura expressiva de acordo com a dicção, expressividade e ritmo e a argumentação com a avaliação centrada no discurso fluente, articulado, coerente e correto, no vocabulário variado e rico, na apreciação global do livro e na capacidade discursiva. No primeiro dia de provas o júri foi constituído pela escritora celoricense Aida Araújo Duarte, pelas professoras do Agrupamento de Escolas Carina Vasconcelos e Rosalina Pinto, e pelas bibliotecárias Fátima Cunha e Judite Sousa. No segundo dia de provas, o júri foi constituído pela escritora celoricense Aida Araújo Duarte, pela professora do Agrupamento de Escolas, Paula Quintela e pela bibliotecária Fátima Cunha.

A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura irá realizar-se no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa no dia 7 de abril.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS