
A comunidade de São Romão do Corgo, no concelho de Celorico de Basto, assinalou, no sábado, o 94.º aniversário da morte do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, numa celebração que evocou também os 10 anos da sua declaração como Venerável pela Igreja Católica.
A Eucaristia decorreu na Igreja Paroquial de São Romão do Corgo e foi presidida por Monsenhor Mário Rui Oliveira, postulador da causa de beatificação e canonização de Frei Bernardo de Vasconcelos, contando ainda com a participação de vários sacerdotes.
A celebração reuniu fiéis e peregrinos provenientes de diferentes pontos do país, incluindo Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Moita, entre outras localidades.
A cerimónia assinalou igualmente o encerramento da novena dedicada ao religioso beneditino, promovida no âmbito da sua causa de beatificação. Na homilia, Monsenhor Mário Rui Oliveira destacou Frei Bernardo de Vasconcelos como um exemplo de entrega, fé e esperança, sublinhando a atualidade do seu testemunho cristão, marcado pela aceitação da doença e pelo amor à Eucaristia.
O responsável destacou ainda a ligação do religioso à juventude, considerando que o seu percurso continua a ser uma referência para as novas gerações.
Natural de São Romão do Corgo, Frei Bernardo de Vasconcelos morreu em 1932 e foi declarado Venerável pelo Papa Francisco em 2016, reconhecimento que constitui uma das etapas do processo de beatificação.


