
Realizaram-se em diversas cidades ações de luta pelo direito à habitação. Em Braga, teve lugar uma manifestação que juntou centenas de pessoas reclamando políticas que garantam o cumprimento do direito constitucional a uma habitação digna para todos.
A CDU marcou presença solidária com uma delegação que integrou Sandra Cardoso, 1ª candidata à Assembleia da República, Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga e candidato à AR, João Baptista, membro da Assembleia Municipal de Braga e candidato à AR, e Bárbara Barros e Inês Rodrigues, candidatas à AR.
À margem da ação de luta, Sandra Cardoso afirmou que “num momento em que é urgente travar a subida das prestações do crédito à habitação, proteger os inquilinos dos despejos e das subidas de rendas, bem como aumentar a oferta pública de habitação para garantir o acesso à habitação a quem não encontra uma casa que possa pagar, as medidas levadas a cabo pelo governo de maioria absoluta do PS desconsideram os problemas das famílias ou, pior que isso, são decisões de atribuição de novos privilégios aos grupos económicos e aos especuladores imobiliários”.
A candidata da CDU lembrou que Braga era uma cidade conhecida por ter habitação a preços mais baixos que outras grandes cidades, mas atualmente, “em resultado da especulação imobiliária e das opções tomadas por sucessivos governo do PS, PSD e CDS, os preços das habitações são impossíveis de suportar para a maioria dos trabalhadores, ilustrando com um exemplo de um casal, ambos com 2 empregos, mas que se vêm obrigados a partilhar casa com outras 3 pessoas”.
Sandra Cardoso lembrou as propostas do PCP, chumbadas por PS, PSD, CH e IL, com vista a colocar banca e os seus lucros a suportarem o aumento dos juros, a travar o aumento das rendas e a promover a construção de habitação pública.


