Sábado, Janeiro 29, 2022
16.1 C
Braga
InícioBragaCDU Braga quer melhores condições de trabalho para as amas

CDU Braga quer melhores condições de trabalho para as amas

© CDU Braga

Os candidatos da CDU realizaram, no auditório da Junta de São Victor, em Braga, um encontro com amas de infância da Segurança Social. A mesa foi composta pelos candidatos Torcato Ribeiro e Bárbara Barros, e por Raquel Gallego, da DORB do PCP.

De acordo com os candidatos da CDU, “o respeito pelos direitos das crianças e pelo seu desenvolvimento integral, a par da inversão da quebra demográfica exigem soluções transversais, integradas e duradouras. A salvaguarda das condições de trabalho adequadas para as profissionais que cuidam das crianças é fundamental”.

Bárbara Barros destacou a “importante conquista” que foi a formalização de contratos de trabalho entre amas de Infância e a Segurança Social “após muitos anos em que estas trabalhadoras se viam forçadas a emitir recibos verdes, para além de terem enfrentado a tentativa derrotada de despedimento por parte do governo PSD/CDS. Foi a luta destas trabalhadoras, juntamente com a ação e proposta da CDU, que permitiu este importante avanço, como reconheceram as mas de Infância”.

A candidata da CDU recordou que recentemente as amas da Segurança Social do distrito de Braga receberam orientação da Segurança Social para “deixarem de assegurar as refeições às crianças à sua responsabilidade a partir de outubro”. Na sequência deste facto, realizou-se um protesto junto à Segurança Social envolvendo famílias afetadas por esta decisão. “A intervenção pronta da CDU ao nível local e da Assembleia da República contribuiu para que esta decisão fosse revertida”, sublinhou.

No encontro, as amas presentes partilharam um conjunto de questões laborais concretas, entre as quais os bloqueios existentes na sua progressão na carreira, o não usufruto do subsídio de refeição e o valor pago pelas refeições prestadas às crianças, “matérias que o Governo do PS continua a resistir”, segundo os candidatos da CDU.

Torcato Ribeiro reafirmou “o compromisso em continuar a intervir no sentido de corresponder às justas reivindicações destas profissionais” e abordou as propostas da CDU para as crianças e pais, como “a gratuitidade das creches para todas as crianças e a criação de uma rede pública de creches, o aumento e universalização do abono de família e do abono pré-natal e valorização de outros apoios sociais à infância e à juventude, alargamento da rede pública de educação pré-escolar, garantindo vaga a todas as crianças a partir dos 3 anos”.

O cabeça de lista da CDU concluiu expressando que “o processo das amas é uma demonstração que lutar vale a pena e que confirma a CDU como força decisiva em fazer avançar direitos”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS