Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoCâmara de Famalicão limpa mais de 70 hectares de terreno junto às...

Câmara de Famalicão limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriais

CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a realizar ações de limpeza dos terrenos localizados à volta das cinturas industriais do concelho. Até meados de março conta ter limpos mais de 70 hectares de faixas de gestão de combustível da responsabilidade do município.

As operações de silvicultura preventiva começaram na semana passada e estão a ser realizadas pela Equipa Operacional de Proteção Civil da autarquia, executando para o efeito faixas com uma largura máxima de 100 metros nos terrenos confinantes com as zonas de acolhimento industrial, com a limpeza da vegetação de forma a criar uma descontinuidade vertical e horizontal dos combustíveis florestais para facilitar a movimentação das equipas de combate aos incêndios e evitar a propagação dos fogos.

Os trabalhos vão decorrer até meados de março e vão abranger as freguesias de Fradelos, Ribeirão, Vilarinho das Cambas, Lousado, Cruz, Requião, Avidos e Lagoa, Esmeriz e Cabeçudos, Mouquim, Lemenhe e Jesufrei e Vila Nova de Famalicão e Calendário.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes com os espaços industriais podem acompanhar os trabalhos e devem proceder à remoção imediata dos materiais resultantes destas intervenções, pois nestas faixas é interdita a acumulação de substâncias combustíveis, como lenha, madeira ou sobrantes de exploração florestal.

Paralelamente a esta ação, a autarquia lançou também uma campanha de sensibilização da população para a obrigatoriedade da limpeza dos terrenos florestais.

Recorde-se que segundo a Lei do Orçamento de Estado para 2021, os trabalhos para a implementação de faixas de gestão de combustível contra incêndios, numa faixa de 50 metros à volta das habitações e outras edificações e numa faixa de 100 metros à volta dos aglomerados populacionais e zonas industriais devem decorrer até 15 de março.

Assim, os proprietários, arrendatários ou entidades que a qualquer título detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaço rural, devem proceder à limpeza dos respetivos terrenos, sob pena de aplicação de coimas.

Mais informações sobre o assunto através do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, sito na Avenida 25 de Abril, n.º 622, 4760-010 União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, ou através do telefone 252 317 336.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES