Sexta-feira, Junho 21, 2024
14.5 C
Braga
BragaCâmara de Braga coloca novas placas toponímicas no centro histórico

Câmara de Braga coloca novas placas toponímicas no centro histórico

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga está a proceder à colocação de novas placas toponímicas no centro histórico. Com esta medida, a autarquia pretende “colmatar as placas que estão em falta em diversos espaços urbanos, assim como uniformizá-las em termos de design, material e informação”.

A vereadora Olga Pereira explica que, apesar da colocação das placas ser da responsabilidade das Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal “decidiu criar um modelo tipo a utilizar em toda a área do centro histórico, tendo por base um modelo de placa antiga ainda existente na cidade”.

© CM Braga

“Fizemos o levantamento das placas em falta no centro histórico, que decidimos suprir no imediato, e constatámos a existência de diferentes materiais e designs. Com base numa placa existente na Praça Mouzinho de Albuquerque, Campo Novo, desenvolveu-se um modelo que a partir de agora será adoptado”, referiu a vereadora que, esta quarta-feira acompanhou a colocação das primeiras placas toponímicas. O moment contou também com a presença dos presidentes da Junta de São Victor, São Lázaro e São Joao do Souto e Maximinos, Sé e Cividade.

O projeto-tipo para estas placas toponímicas, incorporou o disposto no n.º 3 do Artigo B-2/13º, onde se refere que “nas placas referentes a antropónimos devem inscrever-se, de forma sumária as atividades pelas quais os mesmos se tornaram conhecidos e as datas de nascimento e morte”, adotando no caso dos topónimos não antropónimos, a inscrição da data de atribuição do topónimo à rua, praça ou avenida.

As novas placas toponímicas estão a ser colocadas nas ruas Sá de Miranda, Burgo, Conselheiro Jerónimo Pimentel, Palhotas, Justino Cruz, Pêro Magalhães de Gândavo, Violinha, Eça de Queirós, rua do Raio, São Victor, Camões, D. Afonso Henriques, Praças António Losa, Faculdade de Filosofia, Galiza, Conde de Agrolongo, Praceta de Santa Bárbara e Largo Barão S. Martinho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES