Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga voltou a celebrar a Páscoa da Cónega

Braga voltou a celebrar a Páscoa da Cónega

© Carlos Dobreira

A Páscoa da Cónega, em Braga, voltou a ser festejada esta Segunda-Feira de Páscoa com o compasso pascal, que levou música e alegria às famílias para anunciar a ressurreição de Jesus.

Esta tradição com mais de um século percorreu a Rua da Boavista, também conhecida como a Cónega, na freguesia da Sé, em Braga, após paragem de dois anos devido à pandemia, onde as famílias esperavam ansiosamente pela chega do compasso pascal que era composto por quatro cruzes, quatro mordomos e a Banda Musical de Calvos, que animou o percurso com música.

© Carlos Dobreira

Hoje é a tradicional Segunda-Feira de Páscoa da Cónega (Rua da Boavista), uma tradição secular”, disse Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que também esteve presente para acompanhar o compasso pascal.

O recolher as cruzes ocorreu no final do dia, na Sé Catedral ao som do toque dos sinos.

“O compasso pascal subiu a Cónega até à Sé de Braga após um dia repleto de manifestações religiosas e ao som de ‘Queremos Deus’, cantado pelo povo e interpretado pela Banda Musical de Calvos. Chegados à Sé, pelas 20:44, as portas abriram-se ao som do toque dos sinos para a recolha das cruzes e a bênção do Santíssimo”, referiu o bracarense Carlos Dobreira.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS