Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
12.3 C
Braga
InícioBragaBraga: São Victor inaugura exposição “O Poder de Parar o Tempo” de...

Braga: São Victor inaugura exposição “O Poder de Parar o Tempo” de Flávio Freitas

© Flávio Freitas

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, acolhe, a partir de sábado, 21 de janeiro, a exposição “O Poder de Parar o Tempo”, da autoria do fotógrafo Flávio Freitas.

Esta exposição é alusiva aos 50 anos de vida profissional de Flávio Freitas e é constituída por trinta imagens captadas em serviço e que fizeram notícia na comunicação social.

Enquanto fotógrafo vivenciou vários momentos, desde verdadeiros cenários de tragédia, até episódios mais caricatos. Foi com sentimento de partilha que se dedicou às exposições fotográficas, assumindo um lado pedagógico e de sensibilização do público.

Das dezenas de milhar de imagens obtidas ao longo da sua vida, o fotógrafo escolheu as que melhor contam uma história. Essas imagens são de pessoas (muitas delas que já não se encontram entre nós), outras de catástrofes que aconteceram na nossa região e outras ainda que foram notícia pela negativa, mas que o autor entendeu que deviam figurar nesta exposição.

Segundo Flávio Freitas, “nós, fotógrafos, dependemos da fotografia para contar o mundo às pessoas. A fotografia deve falar, por isso, escolhi aquelas imagens que, penso eu, induziram o público a ler a notícia. A época em que vivemos é esmagadoramente visual. Hoje, nos media, as imagens são de grande impacto e os textos são monótonas manchas a cinzento e para prender a atenção dos leitores, a fotografia torna-se ainda mais importante. A maior parte das pessoas que compra o jornal começa precisamente por ler as páginas a partir da fotografia”.

Esta exposição é, então, um marco celebrativo de 50 anos ao serviço da fotografia, da notícia e da informação gráfica.

Fotógrafo de profissão, Flávio Freitas nasceu em 1946, tendo iniciado a sua atividade profissional aos 14 anos de idade. Fez o que mais gostou e como gostou, estando de alma e coração ligado às máquinas fotográficas, amor que partilha juntamente com o gosto pelos automóveis. É detentor de um vasto espólio fotográfico, possuindo, em casa, todas as máquinas fotográficas com que já trabalhou. A fotografia marcou de tal forma a vida familiar que quase todos os seus filhos estão ligados, direta ou indiretamente, ao mundo da fotografia.

Flávio Freitas foi colaborador do jornal Correio do Minho onde desempenhou, desde 1990, a função de repórter fotográfico.

A exposição “O Poder de Parar o Tempo” é inaugurada às 16:00, numa cerimónia aberta ao público, no Espaço Galeria da Junta de São Victor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS