Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Padim da Graça recebe cortejo de angariação de fundos para obras...

Braga: Padim da Graça recebe cortejo de angariação de fundos para obras na Capela

© Confraria de Nossa Senhora da Graça

No próximo domingo, dia 16 de outubro, irá realizar-se em Padim da Graça, Braga, um cortejo de ofertas para as obras de conservação, restauro e reabilitação da Capela de Nossa Senhora da Graça.

O cortejo sairá de cada um dos lugares da freguesia em direção à capela. Dele farão parte alguns carros alegóricos e dezenas de figurados que, ao som da concertina, do tambor e das castanholas irão dançar e cantar algumas das músicas que outrora enchiam de cor estas manifestações culturais tão peculiares.

No cortejo irão alguns “segredos” e outras surpresas que farão parte de um leilão final, numa tarde plena com tradição, etnografia, história, religiosidade e diversão.

A operação integrada de conservação, restauro e reabilitação da capela de Nossa Senhora da Graça, orçada em cerca de 290 mil euros, está dividida em três fases. A primeira fase das obras já arrancou, incidindo os trabalhos na conservação e restauro do retábulo principal, em talha dourada, e no teto da capela-mor.

Para esta primeira fase, a Confraria conta com algum capital próprio angariado ao longo dos anos através de peditórios, cortejos, passeios, caminhadas, ofertas de Comissões de Festas, do Grupo de Jovens, da Junta de Freguesia e também com uma verba proveniente do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga, cuja proposta foi submetida a votação por um dos Irmãos da Confraria, saindo como a grande vencedora da edição do ano de 2019.

Para a segunda e terceira fases da obra (conservação e restauro da nave, altares laterais, pavimentos, instalação elétrica e torre sineira), a Confraria conta já com o apoio de alguns patrocinadores, mas precisa ainda de angariar uma verba considerável, por isso continua a preparar um conjunto de iniciativas junto da comunidade local, das empresas e da comunidade de emigrantes que se encontra espalhada um pouco por todo o mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS