Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
BragaBraga: Renaturalização do rio Este deverá estar pronta em agosto

Braga: Renaturalização do rio Este deverá estar pronta em agosto

Obra tem o custo de 650 mil euros.

© CM Braga

A Câmara de Braga fez hoje uma visita às obras de regularização e naturalização do Rio Este que estão a decorrer na zona da lagoa, no Parque Desportivo da Rodovia. A iniciativa contou com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Esta intervenção tem um custo total de 650 mil euros, contando com um financiamento de 450 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A obra, que se iniciou há cerca de um mês e deverá estar concluída em agosto, contempla a retirada do betão, a renaturalização das margens, a introdução de uma rampa de acesso à lagoa e a colocação de bancos de jardim.

© CM Braga

“Nesta área temos uma novidade, que é a criação de uma zona de aproximação das pessoas à água para que possam usufruir da melhor forma deste espaço. Temos efetuado, ao longo destes anos, um trabalho de melhoria contínua da qualidade da água que está a ter resultados bastantes positivos, permitindo recuperar e devolver à comunidade um Rio que esteve abandonado durante 30 ou 40 anos”, afirmou Altino Bessa, sublinhando que esta intervenção possibilitará a introdução de corredores verdes, galeria ripícola e, consequentemente, uma maior riqueza em termos de biodiversidade.

A obra surge na sequência da primeira fase do plano de renaturalização do rio Este realizada em 2014, entre o hotel Meliá e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Para a última fase da renaturalização, que prevê o prolongamento desta intervenção da zona da lagoa até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, está já garantido o financiamento da APA em 1,5 milhões de euros.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES