Quinta-feira, Maio 30, 2024
29.4 C
Braga
BragaBraga recebeu conferência sobre a importância do tempo do Reino Suevo em...

Braga recebeu conferência sobre a importância do tempo do Reino Suevo em Dume

Cultura.

© Joana Eulália

O Auditório da Junta de Freguesia de Dume, em Braga, recebeu, na sexta-feira, uma conferência sobre Dume Sueva para dar a conhecer o tempo do Reino Suevo.

O evento contou com o tema “São Martinho de Dume”, apresentado por Francisco Andrade, o “Reino Suevo e Herança Cultural”, de Luís Fontes, e a “Invasão Árabe e reorganização de território”, de Arnaldo Melo.

© Joana Eulália

“Os temas complementaram de forma científica do programa da Dume Sueva ajudaram a perceber a importância de Dume a nível histórico. São Martinho de Dume é uma figura importante a nível cultural e difusor das ideias cristãs no território e na corte, tendo escrito algumas obras para o rei. Dume foi um local onde o São Martinho criou um mosteiro, que foi um pólo cultural de relevo e há certeza de que pelo menos um rei suevo, o rei Miro, esteve com a sua corte em Dume. A última apresentação pretendeu reflectir sobre como foi o domínio árabe na Península Ibérica, como foi o processo de reconquista cristã começado e como acabou o nosso território por ter o nome de Portuscale quando no passado Braga tinha tido uma preponderância maior”, explicou Joana Eulália, guia turística de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES