Terça-feira, Abril 30, 2024
10.9 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos realiza programa de integração de imigrantes

Barcelos realiza programa de integração de imigrantes

© CM Barcelos

Proporcionar a aprendizagem da língua portuguesa, possibilitar e dinamizar atividades de modelagem em barro, educação ambiental, exploração do conhecimento do património local e participação em atividades nas Piscinas Municipais, bem como assistir a jogos do Óquei Clube de Barcelos e do Gil Vicente Futebol Clube, são algumas das ações que o Município de Barcelos está a proporcionar à população migrante do concelho.

As iniciativas inserem-se no âmbito do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), projeto Sem Fronteiras, FAMI 103, que tem como objetivo “constituir um programa multidisciplinar no Município, capaz de responder aos mais recentes desafios demográficos e movimentos migratórios da globalização, promovendo a integração multinível de migrantes como fator de inclusão, desenvolvimento e coesão social”.

Atenta à integração da população migrante que habita no território concelhio, o Município de Barcelos implementou o projeto Sem Fronteiras que operacionaliza quatro ações integradas e complementares a decorrer até dezembro do presente ano. Assim, além da criação de uma equipa específica para o efeito, os serviços municipais estão a prestar apoio na criação de uma associação de migrantes, visando a integração dos migrantes na comunidade, e a promoção da interculturalidade.

“Sabendo-se que o domínio da língua do país de acolhimento é requisito fundamental para o processo de integração, pois facilita à comunidade migrante o acesso ao mercado de trabalho, ao sistema escolar e, de uma forma geral, à participação ativa na sociedade, o Projeto FAMI 103 prevê a realização de dois cursos de Língua e Cultura Portuguesa, proporcionando aos migrantes o Nível 2”, refere a autarquia barcelense.

Sensibilização na rede de parceiros institucionais

No âmbito das atividades previstas no projeto promovido pelo Município de Barcelos e de modo a facilitar o acolhimento e a integração da comunidade migrante, a Câmara Municipal realizou diversas sessões de sensibilização, nomeadamente na Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social de Barcelos, no dia 19 de outubro, no Auditório dos Paços do Concelho de Barcelos e no Núcleo Local de Inserção (NLI), nas instalações da Ação Social e Saúde do Município com as Equipas do SAAS e entidades parceiras.

Relativamente à ação “Integração sem fronteiras”, foi desenvolvido um ciclo de workshops artesanais no Museu de Olaria, um de pintura e outro de modelagem, tendo os participantes tomado contacto com a Lenda do “Galo de Barcelos” e visitado a exposição “Olaria de Portugal.

Sob o lema “Juntos Somos Mais”, diversos grupos de migrantes têm participado em ações multidisciplinares, tais como desporto, educação ambiental e exploração do conhecimento do património local.

Com a realização destas iniciativas, o Município de Barcelos pretende contribuir para um acolhimento e integração das comunidades migrantes no território concelhio, não esquecendo que outrora, mas também ainda hoje, muitos portugueses ainda emigram para outras paragens do mundo e provavelmente também precisam deste tipo de ajuda.

Os interessados em participar nas atividades, ou saber mais sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas, devem contactar pelo telefone 253 809 600 ou solicitar informação pelo email [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES