Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos avança com apoios para esterilização de animais de companhia

Barcelos avança com apoios para esterilização de animais de companhia

DR

O Município de Barcelos vai avançar com a comparticipação dos custos associados à esterilização e à identificação eletrónica de animais de companhia.

A comparticipação destina-se a animais esterilizados ou sujeitos à colocação de chip desde 1 de janeiro de 2021 e vigora até 30 de setembro de 2021. No caso dos gatos, o apoio é de 15 euros e para as gatas, a comparticipação chega aos 35. Quanto aos cães, o contributo municipal para a esterilização cifra-se nos 30 euros, em caso de machos, e de 55, para as fêmeas. A identificação eletrónica beneficia de uma comparticipação de 4.5 euros por animal.

Para aceder a estes apoios, as candidaturas devem ser feitas até 30 de setembro no Balcão Único ou através do endereço eletrónico [email protected].

É obrigatório o preenchimento de um formulário específico (que se encontra em anexo) e o envio da seguinte informação: documento de Identificação Eletrónica do Animal de Companhia (DIAC); declaração do veterinário com a data de esterilização (entre 01/01/2021 e 30/09/2021); comprovativo de residência do requerente no concelho de Barcelos (fatura da água, luz ou atestado de residência emitido na Junta de Freguesia) e comprovativo de IBAN.

A campanha faz parte do Programa Nacional para os Animais de Companhia apresentado no mês passado pelo Governo e que visa, até 2023, ter contabilizados e identificados todos os animais errantes e de companhia em Portugal.

O bem-estar animal e o controlo de colónias tem sido uma preocupação do Município, que já criou quatro abrigos para gatos errantes, colocados em locais estratégicos da cidade. O projeto piloto começou em 2020, com dois abrigos, um Abade de Neiva, junto à EMEC, e outro na Quinta do Aparício, e teve já desenvolvimentos com a disponibilização de mais dois abrigos: um na Urbanização São José e outro em São Veríssimo. Estes abrigos facilitam a captura dos gatos para esterilização e fazem parte do acordo de colaboração entre a autarquia e a Strettdogs – Associação de Proteção Animal.

No âmbito do bem-estar animal, está já também em fase de construção o Canil e Gatil Municipal, em Gamil, num investimento de quase 400 mil euros, equipado, numa primeira fase, com 20 celas individuais, duas duplas de grupos, duas de isolamento e um gatil, com espaço para quarentena

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS