Domingo, Janeiro 23, 2022
11.7 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoBanco Local de Voluntariado de Celorico de Basto angaria bens alimentares

Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto angaria bens alimentares

© CM Celorico de Basto

No fim de semana, 18 e 19 de dezembro, o Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto esteve em cinco estabelecimentos comerciais para recolha de bens alimentares. O Pingo doce, o Meu Super, o Mourinhas, o Amanhecer de Gandarela e o Amanhecer da Mota, associaram-se a esta causa e permitiram que os voluntários sensibilizassem para a doação de bens alimentares a reverter para os mais carenciados.

O Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto, dinamizado pelo Município de Celorico de Basto, voltou a realizar campanhas de recolha de bens alimentares depois de quase dois anos de interregno face à condição pandémica vivida. No retomar das campanhas, o presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, referiu que “esta ação do Banco Local de Voluntariado é uma iniciativa de louvar porque quando se trabalha e gasta o tempo em prol do bem-estar dos outros, é algo que devemos sempre aplaudir. A Câmara Municipal presta apoio logístico ao Banco Local de Voluntariado nas suas ações, disponibilizando recursos humanos, financeiros e materiais para que as campanhas se façam sem constrangimentos. A nossa missão incide em contribuir para que estas ações se desenrolem sem problemas e possam decorrer da melhor forma possível para que, as pessoas que mais precisam possam ser ajudadas. E nesse aspeto é de enaltecer a disponibilidade das superfícies comerciais em receber esta iniciativa, e dos jovens voluntários que se dedicam integralmente a esta missão tão nobre, a missão de ajudar os outros”.

A coordenadora do Banco Local de Voluntariado, Helena Martinho, referiu “que esta campanha já não se realiza há algum tempo por motivo da pandemia, mas que é uma ação onde a população adere sempre com muito boa vontade e que muita diferença faz na vida das pessoas que são apoiadas». Realça «o papel das parcerias neste processo, neste caso, com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, que começou pela formação de voluntariado aos jovens e na divulgação e recolha de inscrições dos jovens para esta ação concreta”.

A ação foi orientada pela técnica do Banco Local de Voluntariado, Sílvia Cunha, e promovida pelos voluntários inscritos. “Esta campanha foi um retomar das campanhas para fazer face às necessidades do Banco Local de Voluntariado. Sentimos que as pessoas estão muito sensibilizadas e são generosas na contribuição, estamos a receber mais alimentos que em campanhas anteriores. Os alimentos recolhidos são armazenados e distribuídos pelos mais carenciados ao longo do ano, mediante prova de carência económica”, disse

O Banco Local de Voluntariado conta com um vasto leque de voluntários, sobretudo jovens, que dinamizam as campanhas desenvolvidas. Ana Meireles, voluntária, diz adorar a missão, “gosto da causa em si, é a primeira vez que participo, está a ser uma experiência muito boa, as pessoas são muito generosas”.

No Pingo doce, António Alves, colaborou com a entrega de bens alimentares ao BLV e frisou que “todos deveriam colaborar com esta causa, a precariedade laboral com o layoff veio aumentar as dificuldades de muitas famílias. Quando todos ajudam nada custa e continua a haver os que de facto precisam”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS