Universidade do Minho apresenta estudo sobre prontidão de carreira dos seus estudantes
Quarta-feira , Janeiro 20 2021 Periodicidade Diária nº 2702
Principal / Atualidade / Universidade do Minho apresenta estudo sobre prontidão de carreira dos seus estudantes

Universidade do Minho apresenta estudo sobre prontidão de carreira dos seus estudantes

Com base num inquérito respondido por mais de 13 mil estudantes, o Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da Universidade do Minho (ObservatoriUM) apresenta esta sexta-feira os primeiros resultados do estudo sobre a “Prontidão para a Carreira dos estudantes da Universidade do Minho”, estudo realizado em setembro de 2020 com estudantes de licenciatura e mestrado integrado da instituição.

Os primeiros resultados do estudo indicam, por exemplo, que o envolvimento dos estudantes em experiências extracurriculares se relaciona positivamente com o seu nível de preparação da carreira. Este estudo tem implicações importantes para a definição de políticas da instituição, ao nível do acompanhamento dos percursos académicos e profissionais dos seus estudantes, permitindo, também, comparabilidade externa, nesse mesmo âmbito.

O documento, desenvolvido pelo ObservatoriUM sob coordenação da professora Maria do Céu Taveira, focou-se na análise do envolvimento dos estudantes na preparação do seu futuro académico e profissional. A análise pretendeu perceber até que ponto os estudantes percecionam estar equipados e a adquirir capacidades de gestão da sua carreira futura de modo a progredirem na sua vida académica e empregabilidade. Partindo desse conhecimento, o projeto recolhe informação importante para que a UMinho apoie os seus estudantes a envolverem-se em aprendizagens e experiências que ensinem como transferir para o mundo profissional, os conhecimentos e competências adquiridas no percurso letivo no ensino superior.

Após a apresentação dos resultados do inquérito que irá acontecer esta sexta-feira, inserido no seminário promovido pelo ObservatoriUM dedicado à “Prontidão de Carreira dos Estudantes”, segue-se um debate sobre o tema que juntará Robert Gilworth, docente na University of Huddersfield, no Reino Unido e membro do Conselho Consultivo do ObservatoriUM, Paulo Moura Castro, associate partner da BDO Braga e ex-aluno da UMinho e André Gomes, presidente adjunto interno da Associação Académica da UMinho.