Associação Comercial de Braga forma jovens profissionais para o setor da restauração
Quarta-feira , Novembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2646
Principal / Braga / Associação Comercial de Braga forma jovens profissionais para o setor da restauração

Associação Comercial de Braga forma jovens profissionais para o setor da restauração

Associação Comercial de Braga

A Associação Comercial de Braga (ACB) mostrou-se preocupada com a falta de recursos humanos qualificados no setor da restauração.

Para Rui Marques, diretor geral da ACB, “a oferta de profissionais qualificados já era escassa no período pré-pandemia, tendo apenas sido mitigada pela disponibilidade de cidadãos estrangeiros para ingressar no setor. Quando for ultrapassada a crise e entrarmos num processo de retoma económica mais acelerado, o setor vai registar grandes dificuldades no recrutamento de novos profissionais”.

A ACB considera “muito importante” começar nesta fase o processo de formação de novos quadros para integrar o mercado de trabalho a curto e médio prazo, nomeadamente jovens com vocação para cursos profissionais e adultos em processos de reconversão profissional.

Neste âmbito, a ACB tem abertas, até final do mês, as últimas inscrições para dois cursos de formação profissional na modalidade “Aprendizagem”. O objetivo da ACB é acolher 40 jovens, com idades entre os 15 e 24 anos, sem o 12.º ano concluído, para frequentarem cursos profissionais nas áreas da cozinha/pastelaria e serviço de restaurante/bar.

Rui Marques refere que se tratam de “cursos com muita formação prática e um elevado nível de empregabilidade e que têm a vantagem única de prever uma remuneração para quem os frequenta”, já que mensalmente os jovens que frequentam cursos de aprendizagem têm direito a bolsa de profissionalização, subsídio de transporte, subsídio de alimentação e seguro.

Os cursos iniciam este mês e decorrem na Academia de Restauração, instalada na Praça Conde de Agrolongo, onde a ACB tem espaços pedagógicos equipados para formação em cozinha, pastelaria e serviço de restaurante/bar.

Rui Marques salienta que “são proporcionados estágios em empresas de referência a todos os formandos, o que se tem revelado uma enorme mais valia no processo de aprendizagem e no acesso ao mercado de trabalho, dos formandos, no final do curso”.

Os alunos dos cursos de aprendizagem da ACB têm ainda a possibilidade de participar em estágios Erasmus em países europeus, sendo acompanhados pelas entidades parceiras, docentes e respetivas estruturas técnicas.