Sábado, Abril 13, 2024
18.4 C
Braga
AtualidadePolíticaAssembleia Municipal aprova voto de louvor aos imigrantes residentes em Braga

Assembleia Municipal aprova voto de louvor aos imigrantes residentes em Braga

Rafael Pinto © PAN

Rafael Pinto, deputado municipal de Braga do PAN, apresentou na Sessão Ordinária de Fevereiro da Assembleia Municipal, que decorreu esta sexta-feira, o “Voto de Louvor aos Imigrantes Residentes em Braga: contra o racismo e xenofobia”.

“No concelho de Braga vivem mais de 10 mil imigrante. Em 2023, os crimes de ódio aumentaram 38% no país”, pode ler-se no voto.

Face ao vandalismo ocorrido na Mesquita de Braga na quinta-feira, o PAN afirma que “no concelho também nos chegam relatos de casos de xenofobia e preconceito que se refletem em violência e dificuldades no acesso à habitação e trabalho”.

O voto aprovado, com a abstenção do Chega e CDS, surge um dia antes de uma manifestação nacional organizada por coletivos contra o racismo e xenofobia, incluindo em Braga.

Para Rafael Pinto, que representou o PAN em regime de substituição de Tiago Teixeira, que esteve ausente por motivos profissionais, “no momento em que assistimos à ameaça de Direitos Fundamentais adquiridos por todo o Mundo, na Europa e em Portugal é necessário reafirmar a nossa posição e emanar uma mensagem clara de que não aceitaremos qualquer passo atrás”.

Defendendo “princípios humanistas”, o também porta-voz distrital do PAN afirma que “não podemos escolher onde ou em que condições nascemos, mas devemos fazer tudo que está ao nosso alcance para garantir que, independentemente disso, conseguimos garantir acesso às mesmas oportunidades e a condições de vida”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES