Quarta-feira , Agosto 23 2017 Periodicidade Diária nº 1456
Principal / Notícias / Campanha solidária no Canil de Braga apela à adoção de animais e não ao abandono

Campanha solidária no Canil de Braga apela à adoção de animais e não ao abandono

Foi realizada, esta sexta-feira à tarde, uma campanha solidária em defesa do animal no Canil Municipal de Braga onde diversas figuras apelaram à população para adotar um animal e para não abandonar os seus amigos de quatro patas nas férias.

Rui Morais, administrador da Agere, congratulou esta iniciativa uma vez que a o Canil Municipal de Braga encontra-se lotado e o período das férias estar a aaproximar-se. “Estamos neste momento com a lotação completamente esgotada com cerca de 47 animais e é bom que exista este tipo de iniciativas nesta altura porque estamos numa fase complicada, que é o início do verão e o início das férias, onde infelizmente muita gente continua a abandonar os animais. Torna-se cada vez mais permanente que as associações criem este tipo de iniciativas e consigam estar presentes em termos de sociedade civil dentro desta problemática”, disse.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade, apelou à adoção e não ao abandono do animal, pretendendo sensibilizar, também, a população desta União com animais para não deixarem os dejetos nos jardins. “Adotar sim, abandono não, e como estamos numa altura quase de férias sabemos que dizem as estatísticas que é a altura que estes animais são mais abandonados. Temos de começar a sensibilizar as pessoas para essas más práticas mas também sensibilizar as pessoas que têm cães que devem ter outros cuidados, nomeadamente nos nossos jardins. Na nossa União de Freguesias temos jardins bem tratados mas não podemos ter dejetos de animais nos nossos jardins”, salientou.

Francisco Mota, responsável do Pelouro do Ambiente, falou sobre a responsabilidade que cada pessoa deve ter com os amigos de quatro patas. “A relação entre o homem e o animal deve ser da responsabilidade de cada um de nós. O animal é aquele que entra nas nossas vidas e acaba por ser mais um membro da família”, realçou.

Hugo Torres, músico bracarense, lamenta que nos dias de hoje ainda hajam campanhas, uma vez que para o música, a sociedade já deveria saber que não se deve abandonar um animal. “Eu acho que nem é necessário haver campanhas porque isto já teria que ser intrínseco e tinha que estar em cada um de nós, ter a consciência de que abandonar um animal nunca é uma atitude sensata e as campanhas só existem para combater injustiças e isso já nem devia de acontecer. Saber que não temos condições de ter um animal, então não adotamos”, concluiu.

A iniciativa partiu da associação Abandoned Pets, da CAPA  da Póvoa de Lanhoso e de cidadãos que juntos acreditam ser possível monopolizar meios para chegar ao distrito de Braga e alertar para o papel fundamental dos humanos no bem-estar dos animais.

Acerca Braga TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *