Quarta-feira, Setembro 28, 2022
15 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoYmotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão regressa a 7 de...

Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão regressa a 7 de maio

© CM Famalicão

No próximo dia 7 de maio, é dado o pontapé de saída  para a oitava edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, num open call que se prolonga até ao dia 14 de outubro e que marca a abertura das inscrições e submissão de curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos.

A apresentação da edição de 2022 do festival está agendada para o próximo sábado, às 21:00, na Casa da Juventude, onde serão desvendados pormenores e todas as novidades desta edição do festival. Nesta sessão estará presente a vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, e a jornalista Maria João Rosa, bem como a madrinha e o padrinho do Ymotion 2022, a atriz Carolina Amaral e o ator Tiago Aldeia.

A preceito das outras edições, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, mantém-se como presidente do júri da competição de curtas-metragens, que estará acompanhado por um painel de jurados composto por nomes célebres do atual panorama do cinema, das artes, da música e da fotografia, entre eles: Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, critico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador).

Depois da apresentação, segue-se uma visita guiada à exposição coletiva «Em Branco», com enfoque no centenário de José Saramago, constituída por 28 apresentações individuais da autoria dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. De seguida há uma conversa sobre cinema com Filipe Melo, cineasta, músico e autor de banda desenhada e ao final da noite, ainda haverá a projeção dos filmes premiados na 7.ª edição do Ymotion, num espaço de recreação noturna no centro urbano.

Na segunda-feira, dia 9 de maio, começa o Ciclo Formativo Ymotion 2022, composto por sete workshops e masterclasses gratuitos, que decorrem até ao dia 14 de maio. Nestes workshops vão ser abordados temas como o documentário, o cinema de animação, o guionismo, a realização em smartphones e a produção em cinema, e envolve formadores como a atriz e realizadora Joana de Verona, o realizador Pedro Cabeleira, Ricardo Leite, a cantora e produtora Cláudia Pascoal, a realizadora Patrícia Santos, o produtor Gonçalo Galvão Teles, Inês Jonas, Andreia Ribeiro e Sara Santos.

Recorde-se que a edição de 2022 do Ymotion já fez o aquecimento com o ciclo de «Projeções e Conversas com Jovens Cineastas» que decorreu de 27 de janeiro a 10 de março, com seis sessões que compreenderam o visionamento de filmes premiados na 7.ª edição do festival (2021), seguido de discussão com a presença dos realizadores e jovens estudantes nas áreas do cinema, audiovisual e multimédia, em escolas secundárias e instituições de ensino superior de Famalicão, Porto e Santo Tirso. O festival Ymotion é promovido desde 2015 pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

No que refere à fase final do festival, esta decorre entre os dias 21 a 26 de novembro, na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão, com a projeção das obras admitidas e a atribuição dos prémio do festival.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS