Segunda-feira, Maio 20, 2024
12.8 C
Braga
RegiãoVizelaVizela lança primeira pedra para requalificar o edifício do Castelo

Vizela lança primeira pedra para requalificar o edifício do Castelo

© CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela vai proceder ao lançamento da primeira pedra da requalificação do edifício do Castelo, no próximo dia 4 de fevereiro, pelas 10:00. A obra irá avançar para o terreno já no decorrer do mês de janeiro, tendo já obtido o visto final do Tribunal de Contas.

“Trata-se de uma obra que vem no seguimento do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, um projeto de um edifício com relevo histórico, dando-lhe a dignidade que merece e com o objetivo de que passe novamente para a fruição de todos os vizelenses. Este majestoso edifício, conhecido como ‘Castelo’, situado na freguesia de São João, foi construído no início do século XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho”, refere a Autarquia.

Para a Câmara Municipal,  este legado “é um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal.  Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta autonómica de Vizela. A recuperação e reabilitação deste edifício tem como objetivo dar continuidade á política de regeneração urbana implementada por este Executivo, assim como continuar a aposta na vertente cultural de forma transversal, através da recuperação do património cultural, em especial naquilo que faz parte da nossa identidade”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES