
A Vitrus já recolheu cerca de 1,5 milhões de cápsulas de café usadas, o equivalente a 18 toneladas, no concelho de Guimarães. Esta ação decorre da parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), e tem vindo a ganhar expressão através do envolvimento de empresas, instituições e cidadãos, com o apoio do cantor Zé Amaro, embaixador desta causa.
Na última semana, a Vitrus reforçou a rede de pontos de recolha com a entrega de novos contentores “descápsulas” a entidades ligadas à área do desporto (Xico Andebol), ambiente (Resinorte), saúde (Centro de Inovação Terapêutico) e cultura (A Oficina).
“Este é um exemplo claro do papel que a Vitrus desempenha na transformação ambiental do concelho. Recolher 18 toneladas de cápsulas de café, num projeto que alia inovação, proximidade e sensibilização, demonstra a nossa capacidade de mobilização e o compromisso efetivo com a economia circular. Estamos a dar uma nova vida ao que antes era lixo e a mostrar que pequenas ações, quando feitas em conjunto, têm um grande impacto. Guimarães está, mais uma vez, na linha da frente da sustentabilidade”, destacou Sérgio Castro Rocha, presidente do Conselho de Administração da VITRUS.
As cápsulas recolhidas seguem para reciclagem. Os invólucros de plástico ou alumínio são reaproveitados para a produção de novos objetos, e a borra de café é transformada em composto orgânico para fertilização agrícola, promovendo assim a valorização integral deste resíduo.