Vieira do Minho prepara-se para acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora iniciam uma peregrinação por todas as dioceses de Portugal entre novembro de 2021 e julho de 2023. Os dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo vão estar um mês em cada diocese.
Os símbolos vão entrar no concelho pela Paróquia de Parada e Soengas, vindos de Vila Verde, no dia 15 de fevereiro, são depois acolhidos na Igreja das Cerdeirinhas às 19:45, em Tabuaças, seguindo-se depois a peregrinação pelas paróquias intermédias da EN 103, nomeadamente Rechã, Ventosa, Cova, Louredo e Salamonde. Pelas 21:00, realiza-se o acolhimento dos símbolos, na Igreja Matriz de Ruivães.
No dia 16 de fevereiro acontece o ponto alto desta peregrinação com o acolhimento e concentração, na Praça do Município, visita ao Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, procissão de velas e vigília na Igreja Matriz de Vieira do Minho pelas
No dia 17, os símbolos das jornadas vão passar pelas paróquias de Soutelo (Srª da Lapa) Anissó, Guilhofrei, Mosteiro e Eira-Vedra. Pelas 11:30, realiza-se uma Eucaristia na Srª da Fé, em Cantelães, seguindo posteriormente a peregrinação para a Senhora da Orada, em Pinheiro, Vilarchão, Anjos, Agra, Rossas. Pelas 18:00 dá-se o acolhimento dos símbolos na Capela de Calvos, em Rossas. Às 19:00 tem lugar o momento de despedida, com procissão e passagem dos símbolos a Cabeceiras de Basto.
Esta semana, o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, recebeu o Padre Nuno Campos e a equipa responsável pelo acolhimento dos símbolos e pela dinamização das atividades durante os dias da Peregrinação.
A Peregrinação dos Símbolos e o acolhimento de cerca de 600 jovens, entre 26 e 31 de julho, no concelho de Vieira do Minho foram os assuntos abordados neste encontro.
Estas iniciativas serão dinamizadas pelo Arciprestado de Vieira do Minho em estreita colaboração com o Município de Vieira do Minho.