Domingo, Setembro 25, 2022
20 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoVieira do Minho: Freguesia de Pinheiro retomou Festas do Senhor

Vieira do Minho: Freguesia de Pinheiro retomou Festas do Senhor

© Carlos Dobreira

A freguesia de Pinheiro, em Vieira do Minho, retomou este domingo, a procissão tradicional no âmbito das Festas do Senhor. As festividade em honra do Senhor decorreram este fim de semana.

Pelas 12:00, após a Missa Solene presidida por P. Albano Jorge da Costa, ocorreu a saída da procissão da Igreja Paroquial, a qual se localiza no lugar de Vilela.  

“No corpo da procissão destaque para os escuteiros do Agrupamento 1251 Santa Maria de Pinheiro do CNE, a Cruz Processional, assim como o paleo imponente ladeado por lanternas, membros do Executivo Municipal, a Sociedade Filarmónica de Vilarchão e crentes. Na procissão integraram-se  várias bandeiras de invocação a Nossa Senhora da Orada, a Nossa Senhora de Fátima (1983), ao Sagrado Coração de Jesus (2008),  a Nossa Senhora da Guia (1972), a São José, à Liga Eucarística dos Homens (1965) e aos Movimentos Eucarísticos Feministas (1903)”, informou Carlos Dobreira, bracarense que esteve presente nestas festividades.

O itinerário da procissão integrou a Travessa de Santa Maria, a Rua de Santa Maria, a Rua Senhor dos Aflitos e Capelinha com o mesmo nome, a Rua de Novelha, regressando à Igreja pelo mesmo itinerário. 

“A procissão ficou marcada pela participação comovente e respeitadora da comunidade e pela centenária Sociedade Filarmónica de Vilarchão, a qual abrlhantou a missa solene e na procissão executou com mestria as partituras Aeternum (Vítor Resende), Corpo Místico (Amílcar Morais) e Senhora de Cárcere (Vítor Resende)”, disse Carlos Dobreira.   

O bracarense informou ainda que existe documentação de interesse no Arquivo Distrital de Braga sobre a Paróquia de Pinheiro. A documentação data de 1582 a 2011 e distribui-se por 28 livros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS