Vídeo “Braga Natural” mostra beleza paisagística natural e monumental do concelho
Domingo , Novembro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2650
Principal / Braga / Vídeo “Braga Natural” mostra beleza paisagística natural e monumental do concelho

Vídeo “Braga Natural” mostra beleza paisagística natural e monumental do concelho

O Município de Braga lançou, esta quinta-feira, o vídeo “Braga Natural” para promover as paisagens naturais, animais selvagens e monumentos históricos do concelho.

O vídeo foi apresentado na freguesia de Sobreposta e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Altino Bessa, vereador do Ambiente. O vídeo é da realização de Martin Dale, com imagem de Martin Dale, Diogo Costa e João Ferreira. A locução é de Eduardo Rêgo.

“Chegou a hora de explorar Braga e há tanto por descobrir, dentro e fora da cidade”. É desta forma que começa o vídeo que dá a conhecer a vasta rede de percursos pedestres assinalados no território e que podem ser encontrados através da aplicação gratuita “Braga Explorers”.

Os visitantes podem encontrar a Mamoa na freguesia de Lamas, as antigas vias romanas, a Serra do Carvalho, onde se pode visitar a nascente do Rio Este e subir à Serra dos Picos, encontrando animais selvagens, as pedras sobrepostas do Monte da Pena, que deram o nome à freguesia de Sobreposta, o Monte Chamor e a Capela de Santo António, na freguesia de Espinho.

Também nos dá a descobrir a Ponte do Porto, a Ponte do Bico, a Ponte de Prado e os Moinhos de Portuguediz e suas cascatas, o Vale do Cávado, que alberga praias fluviais e parques de merendas, os moinhos de água, com a sua biodiversidade rica e seus peixes, rãs, pássaros e lontras. O Mosteiro de Tibães com o seu jardim barroco, a Capela de São Bento e o lago. A Senda do Castelo de Bastuço, um tesouro natural desconhecido por muitos.

O vídeo volta ao centro da cidade para mostrar os espaços verdes como o Jardim dos Biscainhos, o Jardim de Santa Bárbara, o Jardim da Avenida da Liberdade e da Avenida Central, os jardins do Museu Nogueira da Silva, o Campo Novo, a Ecovia do Rio Este, a Capela de Guadalupe, o Parque da Ponte, o Monte do Picoto, a Quinta Pedagógica, o Parque das Sete Fontes, com o Monte de Pedroso e o Monte de Vasconcelos. O Santuário do Bom Jesus do Monte com os seus jardins, o bosque e o lago também fazem parte do vídeo, assim como a Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra, terminando no ponto mais alto de Braga, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

“Esta viagem surpreendente mesclada de monumentos e natureza é um abraço a Braga que amanhã continuaremos a descobrir”, finaliza.

Braga Natural

Curta-metragem lançada hoje«'Braga Natural' promove tesouros escondidos do Concelho»Na conjuntura actual, a descoberta dos espaços naturais torna-se prioritária para munícipes e visitantes tendo como objectivo, a descoberta de novos lugares e estabelecer a ligação à natureza. Nesse sentido, o Município de Braga avançou para a realização de uma curta-metragem promocional de do Concelho que tem como objectivo a descoberta e fruição de locais menos conhecidos que permitirão observar a fauna e flora e ao mesmo tempo compreender melhor as raízes históricas de Braga.O filme mostra que é possível reviver o passado trilhando as estradas romanas, vestígios pré-históricos, como a Mamoa de Lamas, a nascente do Rio Este, a Serra dos Picos com os antigos castros; as aldeias e campos rurais das freguesias de Braga, incluindo uma magnifica eira comunitária, as margens e as praias fluviais e campos agrícolas do Rio Cávado e do vale do Rio Este.Este é um convite à descoberta individual ou em família a espaços como a Quinta Pedagógica, parques de merendas ou percursos pedestres assinalados no terreno e através da App Braga Explorer. Faz ainda parte deste filme a divulgação do que será o futuro Parque das Sete Fontes. Todo o Concelho de Braga tem um vasto património histórico e natural, incluindo lugares emblemáticos como os Santuários de Bom Jesus e Sameiro, o Mosteiro de Tibães e as praças floridas e os jardins do centro histórico da Cidade.A curta-metragem 'Braga Natural' foi realizado por Martin Dale, professor da Universidade do Minho, com locução de Eduardo Rêgo, com imagens da fauna do fotografo bracarense João Ferreira, e das caminhadas do videógrafo Diogo Costa.#BragaNatural #BragaCidadeAutêntica

Posted by Município de Braga on Thursday, September 3, 2020