A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho (UMinho) realiza, esta quarta-feira, uma sessão de homenagem aos filósofos e professores catedráticos aposentados Fernando Machado e Manuel Gama, que inclui palestras, apresentações de livros, música e convívio. Os evocados presidiram a ELACH (antes, Instituto de Letras e Ciências Humanas), o seu Departamento de Filosofia e, entre outros cargos, cofundaram a Sociedade de Filosofia da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
A sessão de abertura é pelas 09:30, no auditório da ELACH, no campus de Gualtar, em Braga. Segue-se um elogio de Carlos Morais (Universidade Católica) a Manuel Gama, o qual profere depois uma palestra. Às 11:00 é a vez do elogio de Ana Cristina Araújo (Universidade de Coimbra) a Fernando Machado, o qual vai intervir no final e ter o seu novo livro “Estudos sobre Almeida Garrett: ideário e percursos” apresentado por Pedro Martins (UMinho). Nas quase 300 páginas desta obra mostra-se Garrett além do escritor ímpar, sobretudo a sua importância nas ideias e na cultura em Portugal.
Às 12:10 vai ser lançado o livro “Lúcio Craveiro da Silva: pensamento, obra, personalidade, ação”, também da UMinho Editora e integrado no Cinquentenário desta academia. É coordenado por Aida Alves, diretora da Biblioteca Pública de Braga (BLCS), e pelos professores Fernando Machado, Manuel Gama e José Marques Fernandes, o qual fica encarregue de apresentar a obra à plateia. Esta publicação evoca o antigo cofundador e reitor da UMinho, com base num ciclo de conferências que lhe foi dedicado na BLCS, com dez intervenientes, como o antigo político Adriano Moreira, o jesuíta João Vila-Chã (Universidade Gregoriana, Roma) e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
A sessão desta quarta-feira termina pelas 12:30, com uma atuação do duo de guitarra Antinomia, seguindo-se um almoço-convívio no restaurante do campus. O evento tem o apoio do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, do Centro de Ética Política e Sociedade e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Fernando Machado nasceu em Mogadouro (Bragança) e começou a lecionar na UMinho em 1992. Tem livros como “A introdução do pensamento educacional de Rousseau em Portugal” e “Do perfil dos tempos ao perfil da escola: Portugal na miragem do milénio”. Manuel Gama nasceu em 1957 em Ourém (Santarém) e lecionou desde 1982 na UMinho, tendo aí dirigido ainda o Centro de Estudos Lusíadas e vários cursos. “Percursos do Pensamento Religioso em Portugal (séculos XIX-XX)” e “O Movimento 57 na Cultura Portuguesa” são alguns livros seus.