O Centro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho (CIEC) apresenta, esta quarta-feira, dia 23 de setembro, os resultados do projeto “Aprendizagem online em tempos de Covid-19: um estudo com alunos do Ensino Superior”.
A sessão decorre das 14h00 às 15h00 em formato online, podendo ser acompanhada mediante inscrição para o email [email protected]. A coordenação do trabalho cabe a Assunção Flores, do CIEC e professora catedrática do Instituto de Educação da UMinho, e conta com a parceria do Centro de Investigação em Ciência Psicológica da Universidade de Lisboa.
Os dados do estudo foram recolhidos de 12 de junho a 12 agosto de 2020, através de questionário online, junto de 2718 estudantes de todos os saberes e ciclos de estudo de diversas universidades nacionais.
Globalmente, os inquiridos admitiram que preferem o ensino misto (presencial e online) para o ano letivo 2020/21, embora tenham identificado alguns aspetos negativos na recente experiência de ensino e avaliação à distância. Na adaptação ao fecho da universidade e à aprendizagem online, os estudantes dividiram-se nas reações. Segundo os investigadores, isso está relacionado com a resposta institucional face à transição abrupta e com os processos de adaptação individuais.