Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroTerras de Bouro: Vilar voltou a celebrar Nossa Senhora do Livramento

Terras de Bouro: Vilar voltou a celebrar Nossa Senhora do Livramento

© Carlos Dobreira

A freguesia de Vilar, em Terras de Bouro, voltou a celebrar Nossa Senhora do Livramento durante este fim de semana.

© Carlos Dobreira

A procissão saiu este domingo, momento que foi revivido com “muita emoção” pela população local, e contou ainda com a coroação de Nossa Senhora do Livramento.

© Carlos Dobreira

“Um dos momentos emotivos ocorreu com a coroação de Nossa Senhora do Livramento durante a celebração da missa. Posteriormente foi feita uma intervenção sublime por parte de uma senhora da paróquia de Santa Marinha de Vilar. Da intervenção destaca-se o seguinte extracto ‘não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma. Não é meta, mas é sinal. A Sua missão é sempre apontar-nos Jesus. Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnifico Sol que é Cristo. Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar muito especial, pois pelo seu “fiat” (faça-se) Deus torna-se Homem em seu seio virginal'”, contou o bracarense Carlos Dobreira, que esteve presente nestas festividades.

© Carlos Dobreira

Após a recitação do Terço, ocorreu a majestosa procissão constituída pela Fanfarra Flor do Cávado de Parada de Bouro, o Rancho Folclórico de Valdreu de Vila Verde, as bandeiras evocativas da Associação do Sagrado Coração de Jesus de Chamoim, de Santa Marinha de Vilar, da Associação do Sagrado Coração de Jesus da paróquia de Santa Marinha de Vilar, de Santo António, de São Bento e de Nossa Senhora do Livramento.

© Carlos Dobreira

Os andores presentes transportaram as imagens de Santa Marinha, de Santo António, de São Bento e de Nossa Senhora do Livramento. No final da procissão, surgiu o pároco ladeado pelo pálio, entoando cânticos de louvor, seguindo-se muitos crentes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS