O gnration, em Braga, apresenta no sábado, às 18:00, um trio de guitarras do outro mundo: o italiano Stefano Pilia convida o britânico Adrian Utley, de Portishead, e a conterrânea Alessandra Novaga para a apresentação do seu mais recente trabalho, Spiralis Aurea.
Músico, compositor e investigador, Stefano Pilia tem-se destacado, ao longo dos últimos vinte anos, como um dos artistas mais inovadores e singulares na música experimental italiana. Nascido em Génova e a residir em Bolonha, o artista explora as propriedades esculturais do som e a associação com o espaço, a memória e a suspensão do tempo. Spiralis Aurea é o mais recente estudo do músico, que surgiu de uma visita a Futa Pass. Localizado entre Bolonha e Florença, este é o maior cemitério de guerra em Itália, que contém os restos de mais de 30.000 soldados alemães mortos na Segunda Guerra Mundial. Após a visita a este local com uma arquitetura em espiral única, o guitarrista começou a refletir sobre os círculos e a relação que mantêm com a espiritualidade e a perfeição. Dos palíndromos e espirais ao “Golden Circle” da sequência de Fibonacci e até ao Ouruboros, a serpente que come a própria cauda, Spiralis Aurea é uma reflexão acerca do divino e as representações em que o início e fim se entrelaçam.
Com várias colaborações com diversos artistas italianos e internacionais para este novo trabalho, Pilia recrutou a ajuda de um conjunto de guitarristas e instrumentistas de luxo, entre os quais se destacam Alessandra Novaga e Adrian Utley, que acompanham o italiano na sua passagem por Portugal.
Reconhecido guitarrista dos britânicos Portishead, uma das mais icónicas bandas dos anos 90, Adrian Utley é uma figura de referência na música. Dono de um estilo único de tocar guitarra, Utley é destacado e admirado como um inovador na forma de tocar o instrumento, combinando elementos de jazz e eletróncia. Entre colaborações em disco, ao vivo e enquanto produtor discográfico, Adrian Utley trabalhou com artistas como Jeff Beck, Patti Smith, Jarvis Cocker, Massive Attack, Perfume Genius, Alain Bashung e Marianne Faithfull, entre muitos outros. Durante a sua carreira, Utley compôs ainda para cinema, com destaque para “Sound”, de Nic Roeg, e “Spiders from Mars”, de David Attenborough.
Natural de Milão, Alessandra Novaga é uma guitarrista com formação clássica pela Academia Musikhochschule, na Suíça. Depois de vários anos a atuar exclusivamente no campo da música clássica, Novaga decidiu aventurar-se por novos caminhos. Nos últimos anos, a artista tem explorado o lado mais experimental da composição e improvisação com a guitarra.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.