Domingo, Dezembro 4, 2022
11.2 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoSeis escolas da Póvoa de Lanhoso recebem Bandeira Verde Eco-Escola

Seis escolas da Póvoa de Lanhoso recebem Bandeira Verde Eco-Escola

© CM Póvoa de Lanhoso

Seis escolas da Póvoa de Lanhoso receberam a Bandeira Verde, atribuída no âmbito do Programa Eco-Escolas, que foi entregue neste dia 12 de outubro. Demonstrando o comprometimento do Município para com este projeto, a vice-presidente da Câmara Municipal, com a tutela da Educação, Fátima Moreira, participou nas iniciativas de comemoração do Dia das Bandeiras Verdes, em Valongo.

“Estas Bandeiras traduzem o resultado do excelente trabalho que é realizado por toda a comunidade educativa da Póvoa de Lanhoso e agradeço a todas as pessoas que estão empenhadas nestes projetos, desde estudantes, professores, pessoal não docente e famílias”, referiu Fátima Moreira.

O próprio Município povoense também foi reconhecido pela sua participação no âmbito do Programa, sendo que a maior parte das dinâmicas de educação ambiental são dinamizadas através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. “Somos parceiros atentos das Escolas e deixo aqui o desafio para que, no ano letivo 2022-2023, possamos mesmo aumentar o número de estabelecimentos de ensino galardoados com a Bandeira Verde”, considerou a autarca povoense.

O Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes, o Centro Escolar do Cávado, a Escola Básica do Ave, a Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio, a Escola Profissional do Alto Ave e a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso são as escolas galardoadas, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, no que se refere ao ano letivo de 2021-2022.

A comemoração do Dia das Bandeiras Verdes reuniu entidades de todo o país. De salientar que dois estudantes da Escola Básica do Ave, atualmente a frequentar o 9º ano, trouxeram para a Póvoa de Lanhoso o primeiro lugar no âmbito do “Desafio Prio”, com uma Banda Desenhada inserida na categoria “O posto de combustível amigo do ambiente chegou ao bairro…”. Este desafio tem por base o reconhecimento da necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pelos biocombustíveis como aliado à mobilidade sustentável. Todos os anos, o Programa Eco-Escolas promove, com a colaboração de diversos parceiros, concursos/desafios/projetos para as suas escolas, que visam a sugestão de metodologias de abordagem de alguns temas, bem como reconhecer e premiar os melhores trabalhos.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas Escolas âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS