Mais de 10 mil visitantes passaram pelo Forum Braga no último dia do Salão Mobilidade. Famílias e entusiastas exploraram atividades variadas com crianças a aproveitar a pista de educação rodoviária, enquanto a adrenalina dos Co-Drives, com 23 pilotos presentes, cativou o público, proporcionando a muitos a emoção de ser conduzido ao lado de profissionais do automobilismo.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, destacou a forte atração do Salão Mobilidade 2024, refletida na entusiástica adesão de famílias e visitantes de todas as idades ao longo dos três dias de evento. “Este evento mostrou como a mobilidade pode unir gerações em torno de um futuro mais sustentável e acessível”, afirmou Carlos Silva. “O sucesso deste ano reforça o nosso compromisso de fazer de Braga uma referência na mobilidade do futuro”, acrescentou.
A área de test-drive, manteve-se em constante atividade ao longo do dia, com uma entrada e saída de visitantes interessados em experimentar veículos de várias marcas e modelos que representam o futuro da mobilidade. Entre os destaques estavam o Abarth 500, o Alfa Romeo Junior, o Alfa Tonale, o BMW GS 1300, o BYD ATTO3, os híbridos CUPRA Formentor e CUPRA Tavascan 100% elétrico, o Ford Raptor, o Fiat 600 E e o Mustang elétrico. A diversidade de veículos incluía ainda modelos das marcas Dacia, Citröen, Compass, Dolphin, DS, Forthing, Fuso, Honda, Isuzu, Jeep Advenger, Kia, Kymco, Ligier com o compacto Myli, Mercedes, Mini, Mitsubishi, Moto Morini, Nissan, Opel, Peugeot, Polestar, Renault, Seal, Smart, Suzuki, Sym, Tesla (Model 3 e Model Y), Volvo, Xev e o híbrido MG Zs.
A oportunidade de ver de perto as mais recentes novidades, como o elétrico Renault 5 E-Tech, o Mustang Dark Horse, o MG Cyberster e as motos de marcas como BMW, VOGE, CF Motos com Kawasaki e Benelli, Moto Morini e TM Racing, fez as delícias dos aficionados, enquanto a KGM Mobility trouxe ao mercado português o lançamento da TM Racing.
Uma sessão de debate promovida pela E-Velo incentivou uma reflexão sobre o papel do Caminho de Santiago na promoção dos modos ativos de deslocação, destacando o conceito da “cidade dos 15 minutos” e a urbanização que valoriza a proximidade. A discussão abordou a possibilidade de uso diário dos percursos do Caminho, com destaque para o relevo favorável e a qualidade dos trajetos, além do património e estilo de vida contemplativo que enriquecem a experiência dos utilizadores. Em apoio a esse objetivo, um projeto de mapeamento e desenvolvimento de uma aplicação está em andamento.
Durante a tarde, o encontro de cerca de 30 motards Harley Davidson levou o som e a energia inconfundíveis das icónicas motos ao evento, celebrando o espírito de liberdade e autenticidade. Além disso, um painel de pilotos e navegadoras proporcionou uma conversa aberta sobre o desporto motorizado, discutindo as especificidades do trabalho de navegação e os desafios enfrentados em termos de patrocínios. Foi também enfatizado o papel essencial dos comissários do Minho e a necessidade de maior apoio por parte das marcas para o crescimento do desporto automóvel em Portugal.
Outro destaque da tarde foi a apresentação sobre o serviço de lavagem e limpeza de viaturas ao domicílio, oferecido por um negócio local que comemora o primeiro aniversário após seu lançamento na edição do ano passado, a MJ Pinto Mobile Car Wash. O expositor apresenta uma solução de lavagem móvel disponível em Braga, com pacotes de serviços para automóveis, motos e bicicletas, utilizando produtos de qualidade premium. As opções incluem desde uma lavagem básica com secagem e brilho nos pneus até à aplicação do exclusivo produto Glako, que oferece uma camada repelente de água no para-brisas e espelhos retrovisores, com durabilidade de até 12 meses. O serviço inclui também a aplicação de uma cera que protege a pintura e uma higienização completa do habitáculo com o pacote Premium Wash. Para bicicletas, a empresa apresentou um método de lavagem económico, com preços a partir de 10€, e para automóveis, o serviço começa em 30€.
O Salão Mobilidade 2024 também celebrou a história automóvel, com a presença de carros clássicos que encantaram os visitantes. O Clube Bicavalaria do Minho trouxe modelos icónicos como o Citroën Dyaníssima, o 2 Cavalos Charleston e o Ami 6, enquanto o 4.Clube.Portugal apresentou os charmosos Renault 4 em diversas cores. O Clube Mini de Braga completou a exposição com a elegância intemporal dos Minis, relembrando os tempos dourados dos carros clássicos.
Outro destaque do dia foi a competição de drones e robots, organizada pela IDRONE Arena e pelo Sphero Maze do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), que encantou o público com a possibilidade de comandar drones e enfrentar desafios de robótica. Ao lado, o Clube Slot de Braga apresentou um ponto inovador, uma pista de slot cars, que funcionava com a energia gerada por duas bicicletas. Os visitantes podiam pedalar e, ao gerar eletricidade, alimentar os carros em miniatura na pista, proporcionando uma experiência interativa e educativa que destacou o potencial da energia sustentável.
Também José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga, reforça a importância do evento para a cidade. “Este ano, focámo-nos em proporcionar experiências interativas e educativas que envolveram os mais novos e os adultos, criando uma atmosfera dinâmica que ultrapassou as nossas expectativas”, referiu.
Com a presença de 40 expositores e mais de 70 marcas, o Salão Mobilidade 2024 consolidou-se como um evento essencial para Braga, unindo inovação e tradição no setor da mobilidade e atraindo milhares de visitantes.
“A diversidade de marcas e soluções de mobilidade presentes na edição deste ano mostra que o evento continua a evoluir, tendo-se registado também um acréscimo no número de visitantes, proporcionando dessa forma uma plataforma privilegiada para os nossos expositores alcançarem os objetivos traçados para a sua presença”, afirma Sandra Vaz, diretora comercial da InvestBraga.
“Paralelamente conseguimos nestes três dias de exposição promover, em conjunto com os nossos parceiros, momentos de debate, experiências de condução dos últimos modelos de carros e bicicletas e, ainda, mais de 350 co-drives em parceria com a ACOMINHO, em que o público teve a oportunidade de partilhar minutos de adrenalina ao lado de pilotos de renome a nível nacional”, finalizou.