Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
AtualidadeRicardo Rio e Augusto Santos Silva debatem em Braga a “Democracia, uma...

Ricardo Rio e Augusto Santos Silva debatem em Braga a “Democracia, uma utopia com lugar”

© CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou, esta segunda-feira, numa conversa dedicada ao tema “Democracia, uma utopia com lugar”. O edil foi acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, num debate que contou com a moderação de Fátima Vieira.

A iniciativa decorreu no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no âmbito do Festival Literário Utopia Braga, e esteve inserida no ciclo de conversas “Democracia & Utopia”, que contou com a presença de vários convidados ao longo do dia.

Para Ricardo Rio, “são muitos os desafios da democracia que necessitam de uma resposta mais global e articulada”. “Mesmo à escala local, existem dinâmicas que exigem um novo modelo de governança, num contexto democrático que possa envolver mais os cidadãos e as instituições”, disse.

O autarca abordou a importância do poder local na promoção da democracia. Partindo também da experiência enquanto presidente do Comité Executivo do Global Parliament of Mayors (GPM), referiu que “sem o envolvimento das cidades e do poder local muitos dos objetivos da democracia global não serão concretizados”. “Hoje em dia, para temos sucesso nos novos desafios que se colocam, é fundamental envolver em todos os processos de decisão as autoridades locais e regionais”, sublinhou.

Por sua vez, Augusto Santos Silva realçou que “a democracia é um regime político que responde a quatro perguntas essenciais: quem escolhe e como se escolhe quem nos governa; como se limita o poder de quem nos governa; como se garantem os direitos e liberdade de cada um face ao governo e como é que o governo escolhido por todos pode contribuir para aumentar o bem-estar de cada cidadão”. O responsável salientou ainda que “precisamos da utopia na democracia, mas ao mesmo tempo devemos desconfiar de todas as utopias”.

Refira-se que o Festival Utopia decorre até dia 12 de novembro e prevê um conjunto de iniciativas que vão desde entrevistas com autores, workshops de escrita, debates com escritores e espetáculos de música e dança.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES