O Grupo Folclórico da Universidade do Minho vai inaugurar no próximo sábado, dia 28 de janeiro, a exposição “Retalhos do Minho”, na Galeria do Paço, em Braga. Esta mostra etnográfica servirá de pontapé de saída para as comemorações dos 30 anos do grupo e ficará patente até ao dia 11 de fevereiro, com espólios pertencentes a vários colecionadores, provenientes de diferentes zonas da região.
Os diversos concelhos do Baixo Minho (Braga, Vila Nova de Famalicão, Esposende, Guimarães, Barcelos e Vieira do Minho), assim como concelhos circundantes estarão representados por peças originais de coleções privadas e de algumas coletividades locais, cedidas para o efeito.
A mostra etnográfica servirá de arranque ao projeto cultural das comemorações, “Voltas da Tradição” que assenta num conjunto de iniciativas para a promoção da cultura popular e tradicional do Baixo Minho. Este projeto integrará exposições, tertúlias, workshops, concertos, o festival “Memória” – Festival Universitário de Artes e Tradições, a Canção Bracarense e um conjunto de medidas de salvaguarda para a candidatura do “Canto a Vozes”, a Património Cultural da Humanidade.