Quinta-feira, Junho 27, 2024
32.2 C
Braga
BragaProjeto de Braga que visa aproximar os jovens da política ganha prémio

Projeto de Braga que visa aproximar os jovens da política ganha prémio

A EB1 Bairro Económico venceu o prémio “Quem Brinca é Quem é” em parceria com a Junta de Freguesia de São Victor.

© Junta de Freguesia de São Victor

A EB1 Bairro Económico (Eng. Duarte Pacheco), pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, granjeou o reconhecimento do Júri da Fundação Santander, ao receber o Prémio “Quem Brinca é Quem é”.

Esta escola do 1.º ciclo concorreu ao prémio com a atividade “Executivo Júnior”, numa parceria com a Junta de Freguesia de São Victor, visando a aprendizagem em contexto de brincadeira.

O “Executivo Júnior” é uma iniciativa que visa aproximar os jovens da política, semeando o gosto pela participação cívica e estimulando, nos jovens, o sentido de responsabilidade coletiva para baixar a abstenção eleitoral, a partir da informação e sensibilização do público escolar.

Ao longo de todo um dia, o Executivo Júnior é formado por sete alunos da EB1 Bairro Económico, eleitos, por método de votação secreta, pelos seus pares. A partir da eleição, os alunos tomam posse em cerimónia aberta à comunidade e junto do Presidente da Junta de Freguesia de São Victor. Após a tomada de posse, os sete membros do Executivo Júnior governam, por um dia, a Freguesia de São Victor e participam em reuniões formais com a Polícia Segurança Pública, com os Bombejros Voluntários de Braga, com a Cruz Vermelha, com a Câmara Municipal de Braga, entre outras entidades que fazem parte da comunidade.

O “Executivo Júnior” decide, ainda, sobre o destino a dar a uma verba financeira disponibilizada pela Junta de Freguesia de São Victor, tendo por foco a aquisição de algum equipamentos ou necessidade sentida como útil para escola. Esta iniciativa já permitiu ditar a EB1 Bairro Económico de uma coluna de som, de um video-projetor, de uma pista de carrinhos, entre outras ideias que foram escolhidas pelos anteriores Executivos Juniores.

Foi precisamente esta ideia de permitir que crianças liderassem a Freguesia por um dia e assumissem a responsabilidade de trabalhar em equipa, auscultando os pares e as necessidades da comunidade, que chamou à atenção do Júri do Prémio “Quem Brinca é Quem é”. 

A presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa referiu-se ao Executivo Júnior como um “bom exemplo”, entre cerca de 400 candidaturas, daquilo que se faz na área da educação e que torna as escolas portuguesas verdadeiramente excepcionais.

A professora Conceição Coutinho, coordenadora da EB1 do Bairro Económico, recebeu este prémio, em nome da comunidade escolar, com um sentimento de “orgulho pelo reconhecimento”, mas, sobretudo, com “sentido de responsabilidade em dar continuidade a este projeto”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de São Victor, Ricardo Silva, esta é uma aposta certa naquilo que deve ser o fomento da consciência da participação do indivíduo na vida do coletivo e semear o gosto pela vida de serviço cívico, aproximando os jovens daquilo que deve ser visto como o lado bom da política e permitindo aos jovens conhecer e reconhecer o funcionamento das instituições políticas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES