Quarta-feira, Julho 24, 2024
25.3 C
Braga
ReportagemBraga: Festas de São Pedro vão ser reativadas em Maximinos

Braga: Festas de São Pedro vão ser reativadas em Maximinos

As festividades irão decorrer a 29 de junho com celebrações religiosas, animação musical, sarinhada e porco no espeto.

© Sandra Antunes

A freguesia de Maximinos, em Braga, reativou as Festas de São Pedro que irão decorrer no próximo dia 29 de junho.

Após um interregno de 10 anos, é com satisfação que os Escuteiros de Maximinos e a Autarquia local anunciaram a realização das festividades em honra do Padroeiro da Freguesia.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade , agradeceu o desafio lançado pelos Escuteiros de Maximinos, uma vez que esta festa não se realizava há muitos anos.

“As Festas de São Pedro em Maximinos foram interrompidas há alguns anos e tenho de agradecer ao Agrupamento 430 de Maximinos o facto de ter lançado o desafio à nossa União de Freguesias para reativarmos novamente as Festas de São Pedro, que é o Padroeiro de Maximinos. Era uma brecha porque quase todas as freguesias invocam sempre o seu Padroeiro e não é uma Junta de Freguesia que deve ser o promotor deste evento, mas sim ter parceiros que nos possam ajudar nestas iniciativas, e foi o caso. Este desafio também tem um propósito que é ajudar o Agrupamento 430 a criar a sua sede física e daí estamos aqui precisamente para ajudar”, disse o autarca.

© Sandra Antunes

Gonçalo Borges, do Agrupamento 430 de São Pedro Maximinos, informou que a festa irá decorrer no Peão da Meia Laranja, junto à Igreja Paroquial.

“A Festa em honra de São Pedro esteve parada durante muito tempo e chegámos a organizar a festa há alguns anos, mas passámos mais para uma postura de colaboração, pois  quem estaria a organizar era o Patronato. Este ano, após estar parado durante estes anos, decidimos que seria bom trazer esta tradição para a comunidade. Propusemos a nossa ideia à Junta de Freguesia e patrocinadores que nos apoiaram e este ano será uma realidade”, referiu.

Gonçalo Borges disse ainda que a procissão voltará a sair à rua, mas o itinerário do cortejo religioso ainda não é conhecido, uma vez que a organização está a aguardar o parecer das autoridades que irão indicar o melhor trajeto.

Já Karter Mendes, presidente da Associação Fado com Arte, anunciou o nome dos fadistas que irão encerrar a noite de São Pedro. “A associação escolheu um grande elenco porque são Festas Populares e os dois fadistas que têm um repertório popular. A fadista Isabel Maria e Jorge César com os guitarristas José Manuel e João Cardoso. Este é o elenco que irá fechar as grandes festas de São Pedro”, finalizou.

Luís Pedroso agradeceu ainda ao Agrupamento da Sé pela ajuda e pelo Agrupamento 430 “estar pujante”. “O Escutismo é uma escola de vida tanto para homens como para mulheres, faz falta, e daí que todo este carinho tem o seu propósito, quer que quanto mais seja para estimular estes jovens e estas jovens a fazerem mais e melhor”, frisou o presidente.

Além de celebrações religiosas e animação musical, haverá uma área de restauração com sardinhas, porco no espeto, bifanas, caldo verde, bebidas e comidas típicas das festas tradicionais. A comunidade está convidada a fazer parte desta festa popular.

Programa

  • 15:00 – Início das festividades
  • 17:30 – Procissão em honra de São Pedro
  • 18:00 – Eucaristia Solene
  • 19:15 – Atuação dos Bemóis de São Caetano
  • 20:00 – Atuação dos Bravos da Boa Luz
  • 21:45 – Noite de Fados – Associação Fados com Arte

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES