Presidente da República decreta Estado de Emergência em Portugal
Sexta-feira , Novembro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2648
Principal / País / Presidente da República decreta Estado de Emergência em Portugal

Presidente da República decreta Estado de Emergência em Portugal

DR

“Acabei de assinar o decreto do segundo Estado de Emergência da pandemia que dura há oito meses e que sabemos que poderá prolongar-se por alguns mais”, anunciou o presidente da República, que pediu esforço coletivo para travar a propagação do vírus.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “é preciso garantir aos doentes Covid e não Covid que têm os legítimos direitos à saúde e à vida”.

“Este é um desafio que não acaba neste mês de novembro, nem em dezembro, nem muito provavelmente nos primeiros meses de 2021, mas que tem em novembro neste mês um teste essencial. Porque as semanas que se seguem, têm de ser de esforço coletivo de contenção da subida inquietante dos números de internados em geral e nos cuidados intensivos em especial por forma a evitarmos todos um dezembro agravado e com isso restrições mais drásticas para todos nós indesejáveis”, apelou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Estado de Emergência foi hoje aprovado em Assembleia da República com votos a favor do PS, PSD, CDS-PP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. BE, PAN e Chega abstiveram-se, enquanto PCP, PEV, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra