Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso recebeu apresentação do livro “Francisco Montes - O efémero...

Póvoa de Lanhoso recebeu apresentação do livro “Francisco Montes – O efémero brilho da estrela”

© CM Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso recebeu a apresentação do livro “Francisco Montes – O efémero brilho da estrela”, do escritor Manuel J. Sousa. A sessão teve lugar no Centro Interpretativo Maria da Fonte e a apresentação da obra esteve a cargo de Rosa Maria da Silva Oliveira Martins. O autor, radicado no concelho há longos anos, é professor na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Frederico Castro, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, presente nesta sessão, felicitou o autor e endereçou-lhe os parabéns pela “coragem de partilhar e publicar a sua obra”, referindo ainda que “os seus contributos a nível profissional, social, cultural e autárquico são já uma referência no concelho da Póvoa de Lanhoso”. “Queremos dizer-lhe que o apoiamos, pois considero ser motivo de orgulho apoiar todos os que quiserem dar o mesmo passo para engrandecer a cultura da Póvoa de Lanhoso. O Município deve ter um papel preponderante neste tipo de iniciativas, envolvendo-se e encorajando e apoiando os autores”, disse o autarca.

O livro “Francisco Montes – O efémero brilho da estrela” conta a história de uma personagem que regressa às suas origens, em terras minhotas, para reviver os melhores anos da sua vida.

Manuel Joaquim Ferreira de Sousa nasceu a 19 de julho de 1957 e é natural de Donim (Guimarães). Frequentou o ensino secundário nos seminários vicentinos de Felgueiras e licenciou-se em Humanidades na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga. Fez o mestrado em Humanidades na área de Linguística Portuguesa Histórica. Tem-se dedicado quase em exclusivo ao ensino, como professor de Português e Literatura Portuguesa, lecionando atualmente na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Colaborou na revista Mea Popula (da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso) e publicou o livro de poemas Motus Animae (2020, Labirinto Editora). Reside em Vilela, Povoa de Lanhoso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS