Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso desativa Plano Municipal de Emergência em vigor devido à...

Póvoa de Lanhoso desativa Plano Municipal de Emergência em vigor devido à pandemia

© CM Póvoa de Lanhoso

Atendendo à evolução favorável da pandemia de COVID-19 no concelho da Póvoa de Lanhoso, a Comissão Municipal de Proteção Civil desativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que se encontrava ativo desde o dia 7 de maio de 2020, em resultado da declaração da Situação de Calamidade definida pela RCM n.º 33-A de 2020 de 30 de abril.

A decisão decorreu no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso, que reuniu no dia 23 de junho, com o objetivo principal de fazer um ponto de situação sobre o combate à pandemia no concelho.

Dirigida pela vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, esta reunião realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, e de representantes de algumas entidades e agentes de Proteção Civil.

A Comissão Municipal de Proteção Civil está definida na Lei de Bases da Proteção Civil e é o organismo que assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção de socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave, catástrofe, ou calamidade, se articulam entre si, garantindo os meios adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.

Este órgão reuniu os seus membros tendo em vista fazer um balanço da evolução pandémica da Covid-19 com todos os agentes de Proteção Civil local e demais entidades que integram esta Comissão.

Atendendo à evolução favorável da pandemia de Covid-19 na Póvoa de Lanhoso, resultou desta reunião a desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que se encontrava ativo desde o dia 7 de maio de 2020, em resultado da declaração da Situação de Calamidade definida pela RCM n.º 33-A de 2020 de 30 de abril.

Outro dos assuntos abordados nesta reunião prendeu-se com as medidas e os esforços que o Município e demais entidades estão a levar a cabo para prevenir e combater os Incêndios Rurais que se venham a verificar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS