Portugal celebra hoje o Dia do Corpo de Deus
Sábado , Setembro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2579
Principal / Religião / Portugal celebra hoje o Dia do Corpo de Deus

Portugal celebra hoje o Dia do Corpo de Deus

Foto: Basílica dos Congregados

Portugal celebra esta quinta-feira, 11 de junho, o Dia do Corpo de Deus, solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Esta comemoração litúrgica católica acontece todos os anos na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, sendo um feriado nacional.

O Dia do Corpo de Deus teve origem em Liège, na Bélgica no século XIII com a revelação da freira agostiniana Juliana Montcornillion ao Papa Urbano IV, em que relatou a visão de Jesus Cristo ao ter-lhe demonstrado o desejo de destacar o mistério da Eucaristia.

Em 1264, perto da cidade italiana de Orvieto, ocorreu o milagre de Bolsena durante a celebração da missa, onde caíram gotas de sangue no pano que apoia o cálice e a patena durante o momento de partir a hóstia.

O Papa Urnabo IV pediu para que trouxessem os objetos milagrosos para Orvieto, numa procissão no dia 19 de junho de 1264. A notícia espalhou-se rapidamente e o Dia do Corpo de Deus foi instituído nesse ano para ser celebrado na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Em Portugal, a festa do Corpo de Deus foi ordenada por Dom Dinis em 1282, tendo uma conotação muito forte na região do Minho, onde a tradição em Ponte de Lima perdura há vários séculos. A festa é conhecida pela sua Procissão do Corpo de Deus e pelos tapetes de flores que embelezam as ruas desta vila minhota.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.